A palestra abordou sobre desinformação, apuração e desafios da profissão

A jornalista Julia Duailibi participou da live “Encontro com Profissionais de Jornalismo” na segunda, 27/09, palestrando para os alunos dos campus Barra, Tijuca e Cabo Frio da Universidade Veiga de Almeida.
Julia é Âncora e Comentarista da Globo News, além de ser integrante do programa “Papo de Política” com Natuza Nery e Maria Júlia Coutinho. Ela começou a carreira como estagiária da chefia de reportagem na Rede Bandeirantes (Band) com o jornalista Paulo Henrique Amorim. “Foi uma escola fundamental”, contou Julia.
Estágio, mercado e prática jornalística, esses foram alguns dos temas abordados na live virtual. Na conversa, Julia destacou o valor positivo desse primeiro contato dos estagiários com o mercado de trabalho. Para a repórter, o estágio é uma oportunidade de treinar a futura profissão. Além disso, a comentarista política falou sobre o cenário da desinformação e reforçou a importância da prática de apuração e do contato com as fontes.
“Não mudou o meu modo de fazer jornalismo. Faço a checagem, ouço o outro lado e sempre tenho um cuidado com a informação” – Julia Duailibi
De entrevistadora a entrevistada. Os universitários perguntaram sobre como se preparar para o jornalismo na prática, visto o contexto em que jornalistas, principalmente mulheres, sofrem com ataques ultimamente. Julia reafirmou como é uma época difícil para exercer a profissão, porém destacou que todo repórter deve ter o exercício da leitura pluralizada e o domínio de uma área de interesse.
Julia Duailibi fala sobre a melhor maneira para projetar-se no mercado de trabalho jornalístico no áudio seguinte:
O aluno Lucas Souza está no 6º período de Jornalismo na UVA e participou da reunião. O estudante disse que acompanha o trabalho de Julia Duailibi através da Globo News e pela versão do Papo de Política no podcast. “A Julia sempre utiliza uma linguagem acessível e ao mesmo tempo transmite muito conhecimento. Tento me inspirar nela nesse sentido, na hora de escrever um trabalho para faculdade ou no meu estágio”, revelou Lucas.
A palestra foi mediada por Eduardo Bianchi, professor do curso de Comunicação Social da Universidade, e teve duração de aproximadamente uma hora. Para Bianchi, aproveitar o conhecimento dos palestrantes é o que move a reunião. “A gente realiza o encontro para que nossos alunos possam ter outras experiências, narrativas e contatos com profissionais que estão em destaque no mercado. É um momento de muita troca e vem dos dois lados”, explicou o professor.
Receber profissionais é uma chance de olhar para o futuro, como também, conhecer como funciona o dia-a-dia nas empresas jornalísticas. O encontro trouxe dicas sobre como se conduzir ou proceder diante das notícias, mas todo repórter deve ter a sensibilidade diante do fato.
Pedro Amorim – 5º período