Retrospectiva Agência UVA Barra: As reportagens mais lidas de 2021

As matérias destacadas refletem o momento atual do país

Desde o começo da pandemia de Covid-19, o trabalho de reportar na Agência se firmou nos protocolos de segurança e com o modelo de trabalho “home office”. Em 2021, a Agência UVA Barra continuou com o comprometimento de informar a sociedade através da ética jornalística, através da buscas por fontes plurais, ouvir o relato de quem passou na pele e fornecer conteúdo multimídia aos leitores. A retrospectiva, com as três matérias mais visualizadas do ano, partem do princípio de reverberar temáticas de inovação científica e protagonismo feminino, como também, iniciativas transformadoras na sociedade.

“Egressa da UVA desenvolve projeto de engenharia sustentável e conquista prêmio CREA-RJ” foi a reportagem mais lida do ano. Escrita pelo aluno do 6º período, Pedro Amorim, a matéria abordou o impacto do Trabalho de Conclusão do Curso da Nathalia Gil, a importância da pesquisa e as etapas de construção até o dia da premiação no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia no Rio de Janeiro.

Ter uma matéria mais vista do veículo é um reconhecimento do trabalho desenvolvido pela equipe de jornalismo da UVA Barra, mas, por outro lado, é também a certeza de divulgar a pesquisa científica. Para Nathalia Gil, a protagonista da reportagem, a repercussão é eco do debate climático atual. Já, para o professor de Engenharia Civil da UVA e orientador do TCC, Júlio César da Silva, o sucesso da reportagem se relaciona com a qualidade prestada do projeto da egressa e do valor-notícia. 

Em segundo lugar no ranking a reportagem “Iniciativas transformadoras conectam pessoas trans e o mercado de trabalho” de Gabrielle Lopes. A recém-formanda em Jornalismo tem uma relação forte com causas sociais e sempre buscou aproximar a temática nos trabalhos acadêmicos, como também, nas reportagens. “Na época, eu estava navegando pelo Linkedin e descobri uma publicação da ‘Trans Emprego’, na qual celebrava que durante a pandemia eles conseguiram alavancar significativamente a quantidade de pessoas trans no mercado de trabalho. Foi a partir dessa pesquisa que resolvi escrever e apurar”, explicou Gabrielle.

Gabrielle Lopes relata a sensação de integrar no marco das matérias mais lidas do ano.


O objetivo foi registrar o quanto a diversidade é importante no ambiente empresarial. A jornalista apontou como o processo de construção da matéria foi proveitoso. “Acredito que isso tenha chegado de uma forma muito positiva aos leitores. Cada vez mais que a gente evidencie esse tipo de discurso e pauta, o debate fica mais democrático”, contou Gabrielle Lopes.

“Projeto social transforma a vida de moradores de rua ao entregar kits de higiene na tentativa de diminuir problema social no país” ocupou o terceiro lugar das mais visualizadas do ano. A matéria da universitária Ana Fernandes, do 8º período, noticiou a ação transformadora, que tinha a finalidade de estabelecer novamente a humanidade dos moradores de rua e promover o básico: a higiene pessoal. “Estar no top 3 é muito gratificante, eu fico muito feliz de ver que funcionou o objetivo do professor Anderson Barreto ao adotar o estilo do jornalismo do bem no primeiro semestre de 2021”, afirmou Ana.

Ana Fernandes fala sobre a própria experiência e dos leitores em relação à reportagem.

A cada período, a Agência modifica a vivência dos futuros jornalistas. Cada estagiário que participa da Agência UVA Barra se depara com os mecanismos de produção de notícia e vão ser lembrados a cada nova informação que é preciso ter preocupação em apurar os dados, checar veracidade e transmitir informação ouvindo os envolvidos.

A retrospectiva da Agência UVA Barra é checada pelos mecanismos de visualizações das matérias e é um espaço para debater a importância de um jornal laboratório ético. 

Pedro Amorim – 6º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s