Estudo reúne artigos de profissionais de todo Brasil

A economia criativa surgiu nos anos 90 e tem como proposta gerar valor econômico por meio da criatividade. É nesse foco que o Laboratório de Estudos Integrados em Criatividade & Economia Criativa (CRIA) do campus Barra da Universidade Veiga de Almeida publicou no início de julho o ebook “Os Novos Olhares para Economia Criativa”. O projeto Organizado pelos professores Leonardo Amato e Graziela Borguignon Mota reúne, em 14 capítulos, artigos que promovem uma reflexão sobre a criatividade em diferentes áreas de conhecimento, dentre elas, a publicidade, o marketing, o design, o audiovisual, a educação, a tecnologia e os territórios.
O Brasil é uma país com grandes potencialidades na produção da economia criativa e unir o conhecimento acadêmico às ações mercadológicas geram bons estudos de casos. E essa é a linha do artigo da Designer Luiza Calado – em parceria com Daniel Kamlot e Veranise Dubeux – em “O resgate de saberes tradicionais e a sustentabilidade como diferenciais competitivos no mercado da moda. Um estudo de caso de um empreendimento em Lumiar (RJ)”, os autores investigam como a moda pode gerar emprego e renda, ainda que estejam localizados em cidades pequenas do interior. “A estratégia desses empreendedores é se valerem de saberes tradicionais para criação de produtos alinhados a práticas sustentáveis”, relata.
O e-book também é representado pela diversidade temática. A publicitária e professora da UVA Paula Guaraldo faz uma análise bibliográfica sobre o diálogo entre a cultura militar israelense e a cultura do design em coautoria com a publicitária Yasmin Corbo. “A cultura militar israelense é um ponto fora da curva, completamente diferente de todas as outras devido seu comportamento inovador, que tem sido um grande gatilho de crescimento econômico e bélico no país, reconhecido como nação das start-ups através do profissionalismo e maturidade garantidos na experiência militar”, explica.
Laboratório de Estudos Integrados em Criatividade & Economia Criativa (CRIA)
O e-book é a primeira produção acadêmica própria do CRIA, o idealizador e coordenador, professor Leonardo Amato, ressalta que o laboratório tem o objetivo de promover o debate crítico e acadêmico em um tema importante para quem trabalha com criatividade e comunicação. “O ebook marca o diálogo entre os pesquisadores de todo o Brasil com a UVA, além de ser um documento rico em informações”, destaca.
Temas tão diversos como esses apresentados no livro digital mostram a atuação da indústria criativa no desenvolvimento econômico, e é nessa versatilidade da economia criativa que o Laboratório atua na UVA Barra.
O CRIA segue três linhas de pesquisa, são elas:
· Criatividade e Tecnologia Aplicada às Práticas Educacionais e Profissionais;
· Indústria Criativa, Comunicação e Consumo;
· Cidade e Territórios Criativos.
O ebook é também uma ferramenta de estudo para os acadêmicos de comunicação social, como ressalta a coordenadora dos cursos de jornalismo e publicidade da UVA Barra Renata Feital.
Ouça o áudio:
Graziela Andrade – 8º Período | Jornalismo