Literatura para os pequeninos

Oficina de leitura no espaço infantil da Primavera Literária reúne alunos do ensino fundamental

IMG_20181018_152803483_HDR
Foto: Junior Almeida

Após a edição de 2017 realizada na Casa França Brasil, no Centro, a Primavera Literária retornou ao Museu da República, no Catete. O evento chegou à 18ª edição reunindo cultura, informação e entretenimento. Na última quinta-feira, no espaço infantil, a autora Simone Mota fez a leitura do livro “Peixe de Abril”, lançado em 2016. A atividade foi feita com alunos da Escola Municipal Albert Schweitzer, de Laranjeiras.

Entre as páginas da obra, que possuem ilustrações de Elise Carpentier, Mota conduz o leitor pelas aventuras de um peixe que chega até Macaé, cidade litorânea do norte fluminense. Os diálogos acontecem entre um menino e um pescador, conversando em uma praia. A saga funciona como plano de fundo para falar sobre o Dia da Mentira, tradição presente na cultura brasileira e francesa.

Simone, que começou sua vida acadêmica cursando Estatística, falou da importância de incentivar a leitura ainda na infância. Ela ressalta que isso só poderá ser alcançado com mediadores de leitura. “Os professores precisam de salários dignos para que eles possam se dedicar a educação como ela merece”, enfatiza. E, por fim, afirma que muitas coisas devem ser repensadas na educação para que o Brasil seja um país de leitores.

Entre os alunos da escola Albert Schweitzer estavam Fábio Henrique, de 7 anos, aluno do segundo ano. Sua mãe, Flávia Gomes, acompanhou a turma e falou sobre a importância de aulas-passeio nas escolas. Para ela, o contato com livros e experiências reais, ajudam o ensino. “A parte lúdica ajuda a compreender melhor o que é passado em sala de aula”. E, segundo Flávia, seu filho gosta bastante de ler. “Ele gosta muito, mais do que eu, inclusive”, ela ri.

IMG_20181018_160450614_HDR
Foto: Junior Almeida

Junior Almeida – 3º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s