O Jornalismo e Literatura na Primavera dos Livros

Professora da UVA discute a reestruturação do Jornalismo diante da Internet

IMG_20181019_121321
Foto: Jamille Ribeiro

Fake News, informação em tempo real e produção colaborativa de notícias. Diante da internet, o jornalista e o jornalismo precisaram se reinventar, modificar suas práticas e linguagens. Esse foi o tema que tomou conta da primeira palestra da Primavera dos Livros, evento que ocupou os jardins do Palácio do Catete, neste fim de semana. Coube a Jornalista e Professora do curso de Jornalismo do Campus Barra e Tijuca, Vânia Fortuna, mostrar aos presentes, os desafios de se fazer jornalismo frente a essa nova era digital.

Impossível a professora não fazer referência ao momento da cobertura da mídia referente às eleições, ao mesmo tempo em que as redes sociais nos inundam com milhares de notícias falsas, amplamente compartilhadas pelos usuários. Após apresentar as mudanças, o que se espera do jornalismo e discorrer do papel social do jornalista, Vania respondeu as perguntas do público presente ao evento. E o assunto que acabou dominando as dúvidas da plateia foi mesmo sobre as fake News. “É o assunto do momento, também não é para menos. O usuário das redes sociais se depara com isso todo dia e precisa construir um repertório próprio para não sucumbir a essas notícias falsas e contribuir para a sua propagação”, conta Vania, que viu na palestra um ótimo momento para saber como as pessoas estão significando esse momento.

A Professora de Yoga, Tânia Cavalcanti, aproveitou a palestra para pensar o momento político que vivemos. “Maravilhosa a palestra da professora e muito elucidativa para ajudar a construir uma resposta harmônica diante de tantos conflitos que a informação errada nos coloca.”

A quantidade de informações que são compartilhadas por veículos conhecidos e desconhecidos do público em geral foi a reflexão que o funcionário público, Fábio Brandão, fez ao término da palestra. Segundo ele, é preciso um tempo para dominar todo esse instrumental que se apresenta com as novas tecnologias e a Educação tem papel fundamental nesse processo.

A Universidade Veiga de Almeida Barra participou ativamente da Primavera dos Livros, cobrindo, participando das palestras e apresentando a Universidade aos visitantes do evento. Para a Coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Prof. Renata Feital, houve uma aproximação entre a Universidade e o público em geral. “Quando uma professora sai da sala de aula e vai para um evento aberto como esse, ela expande o saber e multiplica vozes. Foi muito bom ver as pessoas participando, trocando visões de mundo e debatendo sobre a notícia, a função do jornalista ou sobre o quanto o jornalismo mudou em razão dessa revolução tecnológica que nos atingiu”, concluiu.

Jamille Ribeiro – 4º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s