Os podcasts mais ouvidos em 2020

Os produtores dos programas mais acessados contam como foi a experiência de fazer parte do primeiro ano da Rádio UVA Barra

O ano de 2020 foi marcado pelas mudanças na rotina em decorrência da pandemia de Covid-19. O Home Office se tornou uma forma de trabalho mais segura e a Agência UVA Barra aderiu à modalidade. Em meio a isso, a Rádio UVA Barra inaugurou em 2020 a série de podcasts jornalísticos. Até o momento, são duas temporadas com assuntos diversos feitos por alunos que colocam em prática os ensinamentos de sala de aula. 

Conheça os rostos por trás dos podcasts mais ouvidos de 2020

Três podcasts se destacaram para o público: “Reabertura Dos Cinemas E Teatros”, de Khaio Lopes, seguido de “Eleitores precisam ter cuidados redobrados na votação deste ano”, de Gustavo Teixeira, e por fim “Desafios da educação no cenário da pandemia”, de Fernando Pieroni, respectivamente. O público se envolveu com essa e com outras histórias. 

O podcast mais ouvido de 2020 aborda os desafios da reabertura dos cinemas e teatros no Rio de Janeiro. Estima-se que só a indústria do cinema pode ter perdido cerca de 160 milhões de reais. Talvez por isso, o debate com especialistas teve grande repercussão no site. Ao longo do programa, é possível ouvir opiniões diversas do público, possibilitando uma visão crítica do assunto.

Para Khaio Lopes, produtor do podcast “Reabertura Dos Cinemas e Teatros”, as medidas de isolamento social foram um grande desafio a ser enfrentado. “Produzir os podcasts de dentro de casa foi de longe o maior desafio”, conta Khaio. 

Ouça o áudio de Khaio Lopes sobre os desafios que enfrentou

O podcast “Eleitores precisam ter cuidados redobrados na votação desse ano” foi o segundo mais clicado de 2020. O programa foi ao ar antes das eleições do primeiro turno e trouxe informações sobre os cuidados na hora de ir às urnas. Com a pandemia de Covid-19, além do voto consciente, o eleitor teve que se preocupar com as medidas de ouro como distanciamento, higiene e o uso de máscaras. O resultado nas urnas foi um número recorde de abstenções: cerca de 29,5%. 

Para Gustavo Teixeira, produtor do segundo podcast mais ouvido, o desenvolvimento pessoal foi o ponto alto da trajetória dele até o momento. Ter a possibilidade de aplicar na prática o que ele aprendeu nas aulas de jornalismo mudou a forma de Gustavo encarar a profissão 

Ouça o áudio de Gustavo Teixeira sobre o desenvolvimento pessoal

A educação também teve que se adaptar. Salas de aula vazias, videoconferências, educação à distância. Com a possibilidade de volta, o podcast “Desafios da educação no cenário da pandemia” foi o terceiro mais ouvido e trouxe informações sobre como os professores se reinventaram para não deixar os estudantes sem aulas. Especialistas foram ouvidos puderam mostrar para o público o cenário da educação em meio à pandemia. 

Para Fernando, produtor do terceiro podcast mais ouvido do ano, além dos desafios da produção durante o isolamento, sair da obviedade foi um contratempo difícil de lidar. Por isso, para ele, ter uma divisão de tarefas organizada e uma equipe unida tornou o processo mais agradável. 

Ouça o áudio de Fernando Pieroni sobre a importância da equipe 

Ao longo de 2020, a Rádio UVA Barra contou com duas temporadas e mais de 20 episódios que abordam temas de saúde, política, sociedade e cultura, sempre com o objetivo de possibilitar ao ouvinte um olhar jornalístico feito por alunos que pretendem se desenvolver nesta profissão. Gustavo Teixeira resume bem a sensação que fica para toda a equipe: “dever cumprido”. 

Rafaela Barbosa – 8º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s