Profissionais precisam reinventar metodologias de ensino para se adaptar a esse novo cenário
Celebrado anualmente, no Brasil, em 15 de outubro, o Dia do Professor foi criado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 1994 com o objetivo de chamar atenção para o papel fundamental dos professores na sociedade. Todos os anos é divulgada uma mensagem especial para este dia pelos representantes da UNESCO e outras organizações internacionais.
Em 2020, a comemoração recebeu o tema “Professores: Liderando crise, reimaginando o futuro”, com o objetivo de ressaltar o esforço desses profissionais durante a pandemia do novo coronavirus. Nesse contexto, o terceiro episódio dessa temporada de podcasts da Rádio UVA Barra propõe discussão sobre os desafios de educar no cenário pandêmico.
Falta de experiência com aulas remotas; dificuldades de adaptar técnicas de ensino; problemas para reformulação de atividades. Esses são alguns dos obstáculos enfrentados pelos professores quanto na atual realidade do ensino no país. Além disso, em 7 de outubro de 2020, o Ministério da Educação (MEC) lançou, com base em instruções de órgãos internacionais e sugestões de entidades de educação, um guia com orientações à volta às aulas presenciais, criado como referência para estados e municípios no planejamento de reabertura das escolas.
Esses assuntos serviram de base das conversas para esta edição da Rádio UVA que recebe a professora Maria Claudia Azevedo, Cláudia Saad, diretora regional pedagógica da metropolitana IV da Secretaria de Estado de Educação, e a pedagoga Viviani Anaya para esclarecer algumas questões sobre dentro dessa temática.
Fernando Pieroni – 6º período
Khaio Lopes – 6º período