Agência UVA Barra apresenta duas matérias que foram destaques em 2019

Equipe une coberturas mais lidas do ano passado e procura onde estão os participantes de cada projeto

O ano de 2019 consolidou o trabalho da Agência UVA Barra como laboratório experimental de cobertura jornalística de eventos. Ao longo dos dois semestres buscamos pautas e fomos convidados a realizar reportagens do que acontecia na cidade do Rio de Janeiro e dentro do campus Barra. Nossa missão foi cumprida, mas em momento de isolamento social causado pelo novo coronavírus (COVID-19), buscamos trazer um novo olhar sobre as notícias e a própria maneira de fazer e consumir informação.

Uma revirada nos nossos arquivos apresentou duas matérias mais vistas do ano passado e resolvemos procurar os envolvidos para saber onde e como estão aqueles que organizaram e participaram de cada uma.

Resgate da Cultura Indígena

O passeio até a aldeia Pataxó em Paraty (RJ) foi um marco para o curso de Arquitetura e Urbanismo. Alunos de várias faculdades fizeram uma visita técnica na terceira edição do projeto “Arquitetura indígena: tradição e intercâmbio cultural”, ação criada pelo professor da UVA, Igor de Vetyemy, então Diretor da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e atual Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ). Na aldeia, os estudantes tiveram experiências do processo de construção das ocas e também aprenderam sobre a cultura da tribo.

Professor Igor de Vetyemy no passeio do projeto “Arquitetura indígena: tradição e intercâmbio cultural” – Foto: Arquivo Pessoal

Em entrevista à Agência UVA Barra, o professor afirma que após o fim do isolamento social quer dar continuidade às viagens até a aldeia. Igor confirma que a experiência é importante para vida acadêmica e pessoal, pois a nossa sociedade voltou a buscar processos sustentáveis e os povos indígenas já utilizam há séculos. “Os materiais e técnicas construtivas que permitem que suas moradias façam um controle da umidade e temperatura do ambiente sem aporte de energia, apenas com barro e telhado de sapê”.

Com boas lembranças, Igor fala que o projeto já levou mais de 200 alunos nas edições anteriores e a próxima já está marcada para os dias 9 e 10 de setembro – sujeito a mudança dependendo das recomendações do governo e autoridades sanitárias. As inscrições estão abertas no site: www.iabcompartilha.com.

Confira o vídeo do professor Igor contando sua melhor memória da experiência:

.

Curso de Nutrição promove saúde em ambiente acadêmico

A atividade “Nutrição em Movimento”, produzida pelo Núcleo de Alunos em Saúde Coletiva (NASC), foi um evento aberto para todos que estavam na UVA campus Barra em abril de 2019. O programa tinha como objetivo mostrar, de forma prática, a importância de ser saudável.

A organizadora do evento e professora e coordenadora do núcleo, Cinara Oliveira, conta que os projetos do NASC estão andamento, mesmo com a quarentena. Em colaboração com as alunas do curso e a professora Daniela Viana, foi escrito o E-book sobre Alimentação, Nutrição e Saúde em tempos de COVID-19 que será publicado em breve. Outro trabalho em andamento é a conclusão do Projeto de Extensão que vai levar os acadêmicos de Nutrição para atuar em Angola, o Nutrindo a Angola – com o objetivo de levar a inclusão e integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU ao país africano.

Professora Cinara Oliveira trabalha nos projetos do NASC durante a quarentena – Foto: Arquivo Pessoal

A aluna do 7º período de Nutrição e participante do NASC, Ludmila Torquetti, diz que sente falta das aulas práticas que agregam para sua futura vida profissional. Durante o isolamento, a estudante conta que tenta continuar sua rotina normal de estudos e na produção do projeto Nutrindo a Angola.

Aluna Ludmila Torquetti palestra sobre nutrição – Foto: Arquivo Pessoal

Confira o áudio da aluna Ludmila contando um pouco mais sobre Nutrindo a Angola:

Os eventos de saúde continuarão quando as atividades acadêmicas tiveram a autorização de voltar à normalidade. “Os projetos são muito importantes, uma vez que cooperam em promover saúde no ambiente acadêmico com os universitários de Nutrição atuando na área”, finaliza a professora Cinara.

Isabella Lutz – 7º Período | Jornalismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s