Agência UVA Barra Assistiu: O Portal Secreto

“O Portal Secreto” chega aos cinemas brasileiros com a promessa de oferecer um novo universo fantástico aos espectadores com magia e humor. O longa é uma adaptação de uma saga escrita pelo romancista britânico, Tom Holt, e inspirada no primeiro livro homônimo. O elenco traz figuras carimbadas no mundo cinematográfico, entre eles: um vencedor de dois óscares, Christoph Waltz (Bastardos Inglórios) e Sam Neil (Jurassic Park – Parque dos Dinossauros). A história retrata um jovem adulto preso em questões mundanas, mas, ao descobrir um portal mágico, muda a vida por completo.

Foto: Divulgação

Paul (Patrick Gibson), vive de aluguel com um colega inadimplente, precisando de um emprego com urgência, ele atende a entrevista de emprego, mas uma série de eventos inusitados guiam o rapaz para trabalhar como estagiário da misteriosa empresa, J.W. Wells & Co, local que apresenta dinâmicas nada corriqueiras. Paul recebe uma missão: precisa encontrar um portal com a capacidade de transportar as pessoas para qualquer lugar do mundo, entretanto o objeto é cobiçado por muitas pessoas com intenções ruins.

O filme aborda, desde os créditos iniciais, a intenção de consolidar o enredo como uma aventura fantástica com toques constantes de humor, que tanto fogem de um compromisso narrativo com a realidade, seja pelo absurdo e a improbabilidade dos acontecimentos que funcionam como chamado para a ação. A tendência cômica e tom adotado configuram um ar de leveza e suavidade, preparando o espectador para o fabular. 

O protagonista é um adulto sem muitas distinções e conquistas, um sujeito comum, que apresenta inseguranças sociais e uma dificuldade de se conectar nas demandas que a sociedade exige, em contraste a personalidade, as pessoas no ambiente de trabalho demonstram confiança e segurança em desempenhar as respectivas funções e é por meio dessas relações que Paul precisa desbravar um reino desconhecido.

A aventura fantástica proporciona momentos que remetem a outras sagas já populares no imaginário dos espectadores como Harry Potter, O Senhor dos Anéis e Crônicas de Nárnia, em que os personagens se deparam com novas possibilidades, descobertas de algo que muda toda concepção de vida que eles tinham. Portal Secreto, apresenta um repertório de situações e características específicas que podem envolver o espectador, porém o roteiro apresenta muitas dificuldades em estabelecer a transição do universo cotidiano e banal da realidade para o universo fantástico, gerando a sensação de lacunas no desenvolvimento da progressão do filme, em especial entre o primeiro e os dois atos finais do filme, onde a trama parece transparecer que ficou faltando para conectar os direcionamentos norteados na aventura.

A equipe artística do projeto é composta por nomes veteranos da indústria, com participações em grandes produções, que vão de Moulin Rouge (2001), O Grande Gatsby (2013), até Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021). A direção de fotografia estabelece um padrão de cores refinadas que apresenta tanto uma dualidade entre paletas frias nas cidades e mais quentes na misteriosa empresa. Outro chamariz da produção é a direção de arte que recria ambientes imaginativos, com muitos detalhes, elementos de cena e cenários que também são potencializados pelos competentes efeitos visuais, muito presentes ao longo do projeto.

O elenco traz atuações dignas, mas muito comuns para uma narrativa de aventura fantástica. Patrick Gibson compõe um protagonista carismático e desajeitado, porém com um perfil muito comum em diversas outras produções, sem grandes distinções. O mesmo pode ser dito para Christoph Waltz, que aborda um papel que parece mais uma variação de personagens que ele já trabalhou em outros filmes, mesmo que o trabalho funcione dentro do que a produção se propõe. O elenco, no geral, é simpático e conta com algumas participações interessantes, entre elas destacam-se Sam Neill, com alguém rabugento, enigmático e divertido e Sophie Wilde, o interesse romântico do protagonista, que defende a atuação com autenticidade e segurança.

“Portal Secreto” é mais um filme que pode adentrar o imaginário dos apreciadores da aventura e da fantasia e dialogar com um grande público, ainda que conte com certas limitações narrativas que podem prejudicar as ambições do projeto. A fantasia pode ser vista nos cinemas a partir desta quinta (dia 13/07) e conta com a distribuição da Imagem Filmes. Assista ao trailler!


Márcio Weber – 2° período

Deixe um comentário