Agência UVA Barra Assistiu: Um samurai em São Paulo

O documentário “Um Samurai em São Paulo” retrata a história de vida e o contexto histórico vivido por um professor de artes marciais sobrevivente da Segunda Guerra Mundial. A produção é dirigida por Débora Mamber Czeresnia e teve a estreia mundial na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e chega às salas de cinema com a distribuição da Elo Studios.

Foto: Hilton Ribeiro

Taketo Okuda é japonês que teve a missão de difundir o karatê mundo afora, sendo o Brasil o destino deste trabalho. Instalado no país, ele vira professor de uma academia de artes marciais em São Paulo e uma de suas alunas, decide narrar a história de Okuda e traz como paralelo à trajetória dos avós que sobreviveram ao Holocausto. As virtudes do ato de lutar e a prática da autodefesa e resiliência revelam uma maneira de enxergar um mundo que a cada dia evidencia facetas alarmantes.

O documentário opta por trazer os pensamentos, reflexões e traços da biografia contadas e vivenciadas pelo mestre japonês com uma narração na qual a diretora traz as experiências da própria vida e da família dele e olhares para assuntos que vão desde as artes marciais para o antissemitismo e junta esses dois percursos de origens diferentes mas que juntos dialogam entre si..

Um dos principais recursos contidos no filme, é a utilização recorrente de imagens de arquivo, seja para ilustrar eventos históricos ou para expor registros do arquivo pessoal que perpassa a vida do sensei e permite uma imersão em relação aos tópicos listados pela obra. Já a trilha sonora traz momentos específicos em que uma música típica oriental é realçada e auxilia uma ambientação para acompanhar um momento de discurso do retratado.

“Um Samurai Em São Paulo” traz temas e lições sensíveis para a humanidade e podem impactar diversas parcelas do público, sejam eles interessados por artes marciais, cultura japonesa ou por temas sociais e políticos. O filme estreia nos cinemas nesta quinta (30/03). Assista ao trailler:


Márcio Weber – 2° período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s