“Segundo Tempo” é o quarto longa ficcional de Rubens Ewald e discute o impacto da imigração no Brasil, retratando temas sobre identidade, origens e a complexidade das relações familiares.

Foto: Divulgação
Nesta última quarta-feira (15), aconteceu a pré-estreia do filme no Espaço Itaú de Cinema. Antes da sessão começar, a atriz que interpreta a protagonista da história, Priscila Steinman, se emocionou ao falar com a plateia sobre a sua trajetória pessoal até chegar na personagem e a relação com sua família. Confira as palavras da atriz no vídeo abaixo:
Após o óbito do pai, Helmut (Michael Hanemann), os irmãos Ana (Priscila Steinman) e Carl (Kauê Telloli) se veem numa busca de desvendar mais sobre a trajetória dele. No meio do caminho surgem muitas dúvidas e questionamentos por parte de ambos.
A história se desenvolve a partir das duas personalidades fortes e contrastantes dos dois personagens centrais, sendo Carl, mas desleixado e individualista, ela mais racional e direta, mas encontram algo em comum: a incerteza de como era a figura paterna dos dois, o porquê ele veio ao Brasil, quais eram os amigos dele, qual era a fé dele e quais as aptidões no colégio,ou seja compreender a história de Helmut Wagner de fato.
O roteiro apresenta temas abrangentes e com potencial de reflexões sobre a natureza fragmentada e cheia de lacunas que as pessoas enfrentam, em especial em São Paulo, local abordado no filme, que apresenta cerca de 293 mil habitantes compostos por migrantes internacionais, conforme a Polícia Federal. Porém, o roteiro apresenta dificuldades em trazer contrapontos e perspectivas de amadurecimento dos personagens que apresentam características que podem gerar uma dificuldade de identificação por parte do espectador. Existem pontas e situações forçadas na interação de Carl e Ana.
A direção busca enfatizar em planos que destacam a relação a atividades dos personagens com ambientes, seja em momentos descontraídos como um jogo de futsal e uma balada, a locais como um cemitério e uma escola.
“Segundo Tempo” é um filme que apresenta discussões e intenções importantes sobre questões latentes em voga, porém são enfraquecidas por escolhas frágeis e um subaproveitamento de certas situações. O filme pode ser visto nos cinemas brasileiros, nesta quinta, (16/03). Assista o trailler!
Márcio Weber – 2° período