“Muribeca” de Alcione Ferreira e Camilo Soares chega aos cinemas brasileiros no dia 02 de Março através da distribuição da Descoloniza Filmes, depois de ter percorrido o circuito de festivais de cinema como o Cine-PE, CineOP e Fidba (Argentina).

Foto: Rafael Cabral
O documentário fala sobre a angústia de moradores do complexo habitacional Muribeca, com 69 blocos de 32 apartamentos localizados em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco. O lugar está perto de se tornar uma cidade fantasma, após problemas estruturais e devido à especulação imobiliária que leva a interdições e retiradas forçadas em massa. Apesar do destino iminente, os moradores guardam o encanto do que o bairro já foi um dia.
A principal característica do projeto é a montagem que liga diferentes elementos, sendo eles a imagem de arquivo, as memórias, as festas e ações sociais de uma comunidade. A observação do presente é acompanhada pela fala ou a participação direta de moradores e as intervenções artísticas. Os relatos são carregados pela emoção e trazem diferentes sentimentos como a melancolia, a revolta, a desilusão e até uma certa esperança.
Os planos de prédios desbotados, pisos sucateados, lixo estrutural, animais vagando pelas ruas abandonadas, tem o contraponto de imagens fechadas que destacam o entrevistado solitário nos ambientes precarizados do entorno. A música composta por Lucas D’Ávila, Tony Frevo e Flora Vontade traz sons regionais como toques de berimbau e trazem subjetividades e associações simbólicas para o longa-metragem .
“Muribeca” é um projeto documental que entra na seara de produções brasileira com caráter social e com uma mensagem política, neste caso em relação ao capitalismo desenfreado e as consequências causadas pelos mesmos.
Confira o trailler!
Márcio Weber – 2° período