Incentivo à leitura na infância

Trazer o costume de ler livros para a vida de uma criança pode auxiliar no processo de aprendizado e desenvolvimento intelectual

Desenvolver o hábito da leitura desde a infância e criar uma relação positiva com os livros é essencial não só para o processo de educação infantil, como também para o futuro da criança. Quem não tem esse costume pode acabar obtendo certas dificuldades na interpretação, gerando obstáculos para as autonomias, aos estudos ou ao desenvolvimento profissional. 

Segundo o último levantamento realizado pelo IPL (Instituto Pró-Livro) em parceria com a Abrelivros, a Câmara Brasileira de Livros e o Snel (Sindicato Nacional dos Editores de Livros), 23% das crianças entre 5 e 10 anos de idade costumam ler diariamente. Além disso, 48% dizem que o gosto pela leitura é a  principal motivação e 13% afirmam que leem para aprender algo novo ou desenvolver alguma forma de habilidade. Por isso, estimular o hábito da leitura é importante, a fim de que no futuro esse interesse continue, mesmo com o aumento das distrações na área digital.

A leitura precisa está incluída na rotina das crianças para ajudá-las no desenvolvimento criativo e mental. A graduada em literatura, Beatriz Calabria, explica que nos primeiros anos é o momento onde os pequenos estão em construção do vocabulário e da escrita. O ato de ler livros acaba ajudando nesse processo criativo e intelectual escolar. “Isso acaba refletindo no desenvolvimento cognitivo da criança na escola, então vai torná-la mais capacitada para se concentrar melhor nas aulas, já que a sua interpretação vai está cada vez mais aprimorada devido ao costume de ler “, completa.

 Beatriz conta como a leitura traz benefícios para vida da criança. Ouça no áudio abaixo:

O ato de ler diariamente pode acabar auxiliando no processo de desenvolvimento mental na vida dos pequenos. Ter algo para se distrair que não seja eletrônico, ajuda a expandir a imaginação e criatividade. Uma criança que acessa livros e histórias constantemente vai adquirir mais facilidade de perceber e descrever as próprias emoções, bem como observar e narrar o mundo à sua volta. Segundo a psicóloga, Natalie Gonzalez existe uma grande importância em trazer o ato de ler livros nas escolas ou até mesmo em casa com os pais. “A leitura é benéfica em inúmeros sentidos para todos, e na minha opnião, as crianças lêem mais com o incentivo de seus responsáveis, especialmente se percebe neles o exemplo da leitura”, comenta ela. 

Incentivar uma criança a ler livros com frequência, por mais que não seja uma tarefa fácil, faz toda diferença para o futuro dela, ainda mais na primeira infância. Para a mãe de Beatriz e Gabriela, Djanete Pedrosa conta que estimula as filhas a leitura diariamente desde mais novas. “Na época que minhas filhas estavam na alfabetização, nós líamos muito, pois é base de uma leitura que começa a compreender as coisas, ter entendimento e criar um bom vocabulário”, expõe.

O contato com os livros faz parte até de quem ainda não sabe ler. A psicopedagoga Larissa Mendes menciona que ensina crianças ainda no processo de alfabetização, então quando se lê com elas, requer muita atenção, pois todas são curiosas e isso traz contribuição para o aprendizado. “Porém, quando não leio para elas, acho muito lindo o contato que elas buscam desenvolver com o livro sozinhas, ficam lendo as imagens, tentando traduzir o que elas querem falar, ou seja, o livro se torna um objeto de conhecimento para elas, assim como outros conteúdos escolares”, completa.

Ana Júlia Queiroz – 7° período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s