XVI semana jurídica e II seminário de pesquisa foram destaques na última semana no Campus Barra

Alunos tiveram contato com diversas áreas do Direito

Entre os dias 7/11 e 10/11, aconteceu no Campus Barra a XVI Semana Jurídica e II Seminário de Pesquisa, organizado pelo curso de Direito da Universidade Veiga de Almeida. O evento contou com diversas palestras de profissionais do mercado, Júri simulado, oficina e apresentação de trabalhos acadêmicos.

A abertura do evento, na segunda-feira (7/11), contou com um Júri Simulado. Coordenado pelo professor Marcelo Trindade, a experiência trouxe aos alunos uma simulação na íntegra de um julgamento fictício. Já na terça-feira (8/11),  Bárbara Carissimi, coordenadora do curso de psicologia e a professora Andrea Martelotta, do curso de Direito, ministraram a oficina “Momento da Psicologia”, uma ação interdisciplinar para debater temas relevantes socialmente.

Clique no link e confira a matéria sobre esses dois eventos: Júri simulado e oficina de psicologia jurídica preparam alunos para vida profissional

A ideia central da Semana Jurídica é debater temas atuais pela visão de profissionais do mercado, além de mostrar aos estudantes conceitos que vão além do conteúdo das disciplinas. Paternidade sócio-afetiva, alienação parental e violência doméstica foram alguns dos temas falados durante o evento. O coordenador do curso de Direito e um dos organizadores, Soniárlei Vieira, falou com a Agência UVA Barra sobre o que é a semana jurídica e como o evento pode agregar para quem esteve presente: Confira no vídeo abaixo:


Nos dias 9 e 10/11, quarta e quinta-feira, foi a vez dos alunos apresentarem as suas pesquisas acadêmicas no II Seminário de pesquisa jurídica do Campus Barra, sob a coordenação do professor Marcos César. Esse tipo de trabalho é uma forma de discutir, teorizar e aprender sobre diversos temas em uma profissão. No Direito, alunos de diferentes períodos apresentaram seus trabalhos com assuntos relevantes para o cenário brasileiro, como: O Direito à entrega sigilosa de um bebê à adoção; Proteção ao consumidor super endividado; E a regulamentação das startups, que até o ano passado não havia sido regulamentada.  

O professor Marcos Cesar destacou a importância de eventos como este para o crescimento profissional dos alunos: “É importante ouvir novas orientações e novas reflexões, para que através dessas pesquisas, novos entendimentos possam ser construídos com discussões e matérias modernas”, afirma o docente. Marcos fez questão de exaltar a qualidade dos trabalhos apresentados e explica como essas pesquisas devem ser incentivadas aos estudantes. Confira no vídeo abaixo:


A aluna Giovanna Barros, do 10° período apresentou sua pesquisa com o tema: Obrigatoriedade ou opção do passaporte vacinal a luz do poder de polícia. No áudio abaixo, ela nos contou quais foram as maiores dificuldades para a realização do trabalho. Clique e ouça o áudio:

A palestra “Dilema da desigualdade jurídica” discutiu que existe um mundo do Direito além do que se vê na faculdade. O mestre em Direito pela UFMG, Cláudio Pinho, explica que na vida universitária, uma simples fala dita por algum aluno na sala de aula, gera novos pensamentos. “O momento principal onde o estudante de Direito tem suas melhores ideias é dentro da faculdade, é como se fosse um guarda chuva que só funciona aberto que precisa abrir a mente das pessoas e brotar novas criações”, comenta. 

Os estudantes aprovaram o conteúdo apresentado durante a semana jurídica. Julia Vaz, aluna do 2° período, destacou como foi enriquecedor para ela, participar das palestras: “Foi muito produtivo, o que eu mais gostei foi a presença de pessoas muito importantes, como desembargadores e promotores. Tive muitos conhecimentos”, diz a estudante. Para João Matos, aluno do 10° período, o que mais lhe impactou foi a conscientização que no mercado de trabalho, a luta para ganhar seu espaço será árdua. 

Igor Concolato – 2° período
Ana Júlia Queiroz – 7° período





Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s