Durante quatro dias, os alunos estiveram em contato com as demandas do mercado de trabalho
A primeira Semana de Educação Física aconteceu entre os dias 12 e 16/09 no campus Barra da Universidade Veiga de Almeida. O objetivo foi apresentar aos alunos do curso as especificidades de diversas áreas da Educação Física.
As atividades começaram com a oficina de dança comandada pelo professor Léo dos Anjos. Uma série de exercícios focados em trabalhar conceitos de ritmo e movimento foram trabalhados. O aluno Isaias Santos, do 2° período, aproveitou a integração entre o movimento rítmico e a Educação Física. “A dança, além de ser entretenimento e lazer, trabalha a questão da saúde e bem-estar. Ela também aumenta o bem astral e traz a sensação de felicidade, de prazer”, conta Isaias.
Outras oficinas como Natação Infantil, Futsal e Voleibol, fizeram parte da Semana. Pilares do esporte como coordenação, movimentação, direção e força, foram trabalhados por Alexandre Motta, professor e coordenador do curso de Educação Física do campus Cabo Frio, durante os exercícios. “Educação física é saúde”, completa.
Alexandre Motta explica sobre a abordagem sócio-interacionista no ensino de esportes.
Outro debate importante foi a questão do Exercício físico para o idoso. A professora Anete Sardinha explicou que a área pode crescer nos próximos anos devido ao envelhecimento da população brasileira. “Exercícios de duplas unem a tarefa psicomotora com a tarefa cognitiva. O profissional que consegue usar esse conhecimento para a comunidade idosa já chegou na frente”, apontou a professora.
Anete também aconselhou os alunos sobre o mercado de trabalho:
Conhecer este trabalho com o idoso, principalmente pelas dicas da professora, impactou o aluno Rogério Rosa, do 3° período. “Mostrou exercícios baratos que a gente pode fazer, principalmente com o elástico extensor para ajudar a articulação do ombro. Vai agregar muito para mim”, fala.
Já Igor Signor, do 1° período de Educação Física, teve a oportunidade de conhecer a atuação da FIEPS (Federação Internacional da Educação Física e Esportiva) na palestra comandada por Mauro Macedo. “A FIEPS trata do esporte e da educação física para todos, atuando em 136 países diferentes. Nós trabalhamos com saúde e não com doença”, afirma o professor.
Para Álvaro Alves, coordenador do curso de Educação Física, o evento contribui na formação dos alunos. “Hoje em dia, o mercado de trabalho está muito cheio e ouvir as experiências profissionais agrega um valor muito alto”, conclui Álvaro que também disse como os discentes podem esperar mais ações com temáticas diferenciadas.
Bruno Barros – 2º período
Déborah Duarte – 2º período
Juliana Vilete – 3º período
Igor Concolato – 2º período