O 1º InterCampi UVA teve a participação dos jornalistas Silvana Ramiro, da TV Globo, e Iago Moreira, da Band

O dia foi marcado por conhecimentos do atual mercado jornalístico

“Traz ainda mais valor pela troca, contato com profissionais e colegas”. Foi como Ramon Vieira, diretor do campus Barra, realizou a abertura do primeiro InterCampi UVA presencial na quinta-feira, 15/09. Os estudantes da Barra da Tijuca, Cabo Frio e Tijuca, estiveram presentes para o “Encontro com Silvana Ramiro” e de tarde a oficina “Produção de Pauta Jornalística para Tv” com Iago Moreira

O InterCampi teve como objetivo principal reunir os alunos de jornalismo das três unidades. Os coordenadores Altayr Derossi, Daniel Paes e Renata Feital, Tijuca, Cabo Frio e Barra, respectivamente, ressaltaram no evento a união dos cursos. “É importante para o crescimento de vocês e nosso”, disse Altayr.

“É fundamental a integração para nós jornalistas”.

Daniel Paes

O professor Eduardo Bianchi mediou a primeira mesa. Para o docente, os encontros com os profissionais têm como foco inspirar os alunos e realizar trocas de informações, através das vivências dos palestrantes. Quem realizou o bate-papo pela manhã foi a Silvana Ramiro, jornalista e apresentadora do “Bom dia Rio”. Para a futura geração, Silvana compartilhou a trajetória profissional desde o estágio até a bancada do telejornal matutino.

Como repórter de rua, acompanhou a operação do Complexo do Alemão em 2010, as tragédias das chuvas na Região Serrana e o Massacre na escola em Realengo, por exemplo. “Participei de grandes coberturas nesses 20 anos que marcaram a minha vida”, falou.

A rotina diária de um jornal televisivo, o envolvimento com a notícia e os impactos da internet no jornalismo, foram alguns dos assuntos abordados. E ainda sobrou tempo para o momento das perguntas, que questionaram a parceria com o apresentador Flávio Fachel, a resistência das mulheres jornalistas e o processo de apuração para Tv. Silvana Ramiro aconselhou aos próximos jornalistas ter paixão e batalhar pelo que fazem, assim como ter o hábito da leitura e de buscar a informação.

Assista o que Silvana Ramiro fala sobre o futuro do telejornalismo.


Escutar como é o dia a dia de um jornalista, com histórias e experiências diversas de quem já está no mercado desperta a motivação dos estudantes. Victor Serra, 8° período do campus Tijuca, destaca como esses eventos são essenciais: “Eu acho que toda universidade tinha que pegar alguém do mercado e levar para falar o que acontece na prática hoje em dia”. Já Juliane Barbosa, do 3° período do campus Barra, diz ser muito importante a presença da jornalista Silvana Ramiro, por se tratar de uma referência e agregar para o conhecimento.

“Foi incrível conhecer pessoas que a gente acompanha pelas redes sociais”.

Juliane Barbosa

Letícia Zamboni, 7º período de jornalismo no campus Cabo Frio, presenciou o bate-papo com Silvana Ramiro e teve a oportunidade de conhecer pessoalmente os laços criados nas aulas remotas. “Ouvir ela compartilhando suas experiências profissionais e seus conselhos foi simplesmente incrível”, afirmou. 

O evento teve a organização de alunos e do corpo acadêmico, como Renata Feital, coordenadora de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, o professor Anderson Barreto, da Agência UVA Barra e o professor Leonardo Amato, da Agência ONZE. Para os organizadores o InterCampi é uma oportunidade de trazer para o presencial uma experiência que os três campi vivenciaram na pandemia e mostrar aos alunos um ensino unificado.

A ação também foi uma oportunidade de desenvolver a experiência de produção pelos alunos. Confira o áudio do professor Leonardo Amato.

O InterCampi UVA foi a chance de ter uma atualização que é exigida no mercado. Segundo Renata Feital, há previsões que apontam para a próxima ação em Cabo Frio. “A ideia é que a gente possa fazer eventos cada vez mais juntos, como deu certo nesse”, conclui Feital.

Igor Concolato – 2º período
Pedro Amorim – 7º período

Deixe um comentário