A Pequena África – Herança Cultural Africana no Rio de Janeiro Moderno

Lugar do protagonismo da diáspora africana, a história da Pequena África, na região do centro do Rio de Janeiro, sofre constantes mudanças urbanas desde a origem, passando pela influência da arquitetura parisiense no século XX até as obras do Porto Maravilha para as Olimpíadas de 2016. Nesse contexto, a revitalização desse espaço ao longo dos séculos carrega consigo o apagamento histórico e cultural, retirando dos seus habitantes a identidade social. 

O documentário vai apresentar a desvalorização da área e a resistência dos moradores da região para preservar a identidade e linhagem local diante dos impactos sociais da urbanização. A narrativa traz os principais pontos da região central carioca, como a Pedra do Sal, bairro mais antigo e fonte da cultura e gastronomia afro-brasileira, e atualmente considerado um ponto de lazer para a população do Rio.  

A Pequena África é um documentário produzido pelos alunos Débora de Oliveira Soares, Gabriel Constâncio Sampaio, Guilherme Silva de Araújo, Leonardo da Silva Guimarães, Maurício Forain Barbosa, Maria Luíza Lionelli, Thaís Monteiro Soares e Keven Peclat da Silva. A produção audiovisual chega na Agência UVA Barra, através da disciplina de “Documentário Jornalístico” ministrado pelo professor Anderson Barreto na UVA campus Tijuca. 

Confira!


Pedro Amorim – 7º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s