Lugar do protagonismo da diáspora africana, a história da Pequena África, na região do centro do Rio de Janeiro, sofre constantes mudanças urbanas desde a origem, passando pela influência da arquitetura parisiense no século XX até as obras do Porto Maravilha para as Olimpíadas de 2016. Nesse contexto, a revitalização desse espaço ao longo dos séculos carrega consigo o apagamento histórico e cultural, retirando dos seus habitantes a identidade social.
O documentário vai apresentar a desvalorização da área e a resistência dos moradores da região para preservar a identidade e linhagem local diante dos impactos sociais da urbanização. A narrativa traz os principais pontos da região central carioca, como a Pedra do Sal, bairro mais antigo e fonte da cultura e gastronomia afro-brasileira, e atualmente considerado um ponto de lazer para a população do Rio.
A Pequena África é um documentário produzido pelos alunos Débora de Oliveira Soares, Gabriel Constâncio Sampaio, Guilherme Silva de Araújo, Leonardo da Silva Guimarães, Maurício Forain Barbosa, Maria Luíza Lionelli, Thaís Monteiro Soares e Keven Peclat da Silva. A produção audiovisual chega na Agência UVA Barra, através da disciplina de “Documentário Jornalístico” ministrado pelo professor Anderson Barreto na UVA campus Tijuca.
Confira!
Pedro Amorim – 7º período