Agência UVA Barra Assistiu: Os Primeiros Soldados

“Os Primeiros Soldados” é a nova obra do diretor Rodrigo de Oliveira. Situado no começo da década de 80 e sob contexto da epidemia de AIDS, Suzano (Johnny Massaro) transporta ao público o sentimento de memória pelas pessoas LGBTQIA+ que lutaram contra o vírus. O longa já foi premiado em festivais de cinema do mundo, como por exemplo no 70º Int Film Festival Mannheim-Heidelberg na Alemanha e na Mostra Int. de Cine LGBTQI na Espanha, além de prêmios no Brasil.

Foto: Divulgação

É em Vitória, Espírito Santo, que a narrativa acontece. Prestes a presenciar a virada do ano de 1982 para 1983, Suzano, estudante de biologia, volta ao Brasil depois de um período estudando no exterior. Ao lado da irmã Maura (Clara Choveaux) e do sobrinho Muriel (Alex Bonini), Suzano busca proteger ao máximo seus familiares na tentativa de entender o que está acontecendo com o seu corpo.

Suzano quer descobrir o seu lugar no mundo enquanto tenta resistir ao vírus, logo se aproxima da performer transexual Rose (Renata Carvalho) e do estudante de cinema Humberto (Vitor Camilo). O ator Johnny Massaro, conhecido por “Verdades Secretas 2” e “O Filme da Minha Vida”, entrega uma performance comovente com direito a monólogos carregados pela emoção do personagem.

A fotografia se destaca com imagens de paisagens naturais, urbanas e retrô de Vitória. A trilha sonora recheada de músicas daquela época tem a função de recuperar a nostalgia de tempos que se foram. “Linda juventude” de 14 Bis e “Fala” de Secos e Molhados, completam essa missão. Outro ponto é a cultura Ballroom como forte influência na produção de cenas na boate, o objetivo é mostrar a liberdade de expressão política e de entretenimento. Rapidamente, alguns telespectadores podem lembrar da série americana “Pose” de Ryan Murphy.

A obra se constrói a cada ato e estabelece ao telespectador a sensação de passado, presente e futuro. Na última passagem, o objetivo em utilizar da linguagem documentária é feito para conectar o público LGBTQI+, restaurar a memória, a conscientização e a celebração da vida desse grupo. O filme apresenta fielmente a resistência dos primitivos diante da ciência ainda em desenvolvimento em 1980. “Os Primeiros Soldados” estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, dia 07/07.

Confira o trailer.


Pedro Amorim – 6º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s