A decisão de mudança de hábitos e os resultados

A escolha de viver uma rotina saudável estabelece uma melhor qualidade de vida

Através dos hábitos diários, é definido o estilo de vida de cada indivíduo, pequenas atitudes podem fazer toda a diferença no dia a dia. Estabelecer uma rotina saudável, desde os alimentos até os exercícios físicos, pode ser um grande desafio para alguns, mas o resultado é recompensador.

As pessoas que viveram essa mudança, confirmam esses resultados. Amanda Ali, influenciadora digital, durante a pandemia decidiu mudar o estilo de vida que levava, para cuidar mais da saúde e adquirir novos hábitos. Ela começou a compartilhar nas redes sociais vídeos inspiradores, que levaram muitas pessoas a também mudarem o estilo de vida que levavam. Amanda acredita que a construção de uma rotina saudável é o primeiro passo para a mudança de hábitos. “A recomendação é iniciar com pequenas metas, que sejam alcançáveis e possíveis com a realidade de cada um. É aquele papo, pequenas mudanças, grandes resultados”, ressalta.

Com a própria experiência vivida, ela afirma que novos hábitos como acordar mais cedo, meditar, se alimentar melhor e fazer exercícios, trouxeram grandes benefícios que mudaram todo o proceder dos dias. “Me inspiram a manter todo o meu dia de forma menos ansiosa, mais focada, mais centrada nos meus objetivos e, com certeza, mais próxima do meu propósito”, contou Amanda.

Muito mais que um corpo bonito, optar por práticas mais saudáveis na rotina ajudam tanto na saúde física, como também trazem um maior impacto na saúde mental. Camilly Souza, de 19 anos, teve a vida mudada ao começar a cuidar da alimentação e praticar atividades físicas. A motivação inicial foi completamente estética, mas a jovem destaca outros aspectos importantes. “Antes mesmo do resultado, eu me apaixonei pelo processo”, revela.

Ao superar a depressão e a ansiedade, além de ter contado com a ajuda de um profissional, ela conta que o cuidado com a alimentação e o esporte em que pratica, possuem grande participação na melhora pessoal.

“A Camilly de antes não sabia o quanto ela era capaz, o quanto ela era forte, e aonde ela poderia chegar com a força do hábito e da disciplina. Por eu ter chegado no meu objetivo (20 quilos a menos) e por ter passado por essa transformação de dentro para fora (saúde mental estável e mais disposição corporal), a Camilly de hoje se sente muito mais forte para enfrentar qualquer coisa”

Camilly Souza

O publicitário Thiago Souza e a atriz Giovanna Menezes experimentam diariamente os benefícios de praticar esportes. Thiago, ao começar a lutar Jiu-Jitsu, afirma que foi visível a mudança que obteve. O esporte o ajudou em diversas áreas, como na coordenação motora e no combate ao TDAH. “Os benefícios foram muito além de ter um corpo bonito, até porque isso é consequência, eu queria mudar a minha qualidade de vida, e consegui”, declara Thiago.

Giovanna começou a praticar esportes para melhorar as performances nos palcos, mas os benefícios foram além, e trouxeram bem-estar para a vida pessoal. Como esporte favorito ela exemplifica citando a dança, segundo a atriz a sensação de liberdade e melhora que vem de dentro para fora. “Manter meu corpo em movimento é uma forma de cuidar de mim, me sinto viva de verdade. É uma sensação maravilhosa”, completa Giovanna.

Giovanna Menezes fala o que sentiu ao mudar os costumes.


A psicóloga Monique Marinho explica que atualmente está amplamente comprovado, através de estudos científicos, a fundamental importância na prática de atividades físicas regulares para a manutenção da saúde mental. “Uma rotina de exercícios e boa alimentação, contribui muito para o enfrentamento de doenças psicossomáticas”, fala a psicóloga.

A ciência provou que atividade aeróbica, de média intensidade, três vezes por semana, pode equivaler ao uso de antidepressivos em uma condição de Depressão leve. Um estudo em larga escala com quase duzentos mil esquiadores de cross-country, publicado na Frontiers in Psychiatry, descobriu que ser fisicamente ativo reduz pela metade o risco de desenvolver transtornos de ansiedade ao longo do tempo.

Tanto do ponto de vista da prevenção quanto do enfrentamento, a prática de atividades físicas regulares é fundamental para a saúde mental

Monique Marinho

O nutricionista Lorenzo Miron reverbera a importância de uma alimentação saudável, rica em nutrientes de excelente qualidade, é capaz de influenciar positivamente no bem-estar, na energia diária e na saúde em geral, bem como atua na prevenção de doenças, controle de peso e no desenvolvimento de uma boa forma física. Para Lorenzo a rotina é construída com base em nossos hábitos, podendo estes serem bons, ou ruins. “Sabendo que os bons hábitos são responsáveis pelo nosso bem-estar e saúde de forma geral, eu prefiro, e recomendo a todos os meus pacientes, cultivar bons hábitos e exercer alguns esforços necessários em prol da saúde”, explica o nutricionista.

Lorenzo Miron comenta os benefícios de manter uma alimentação saudável.

Dentre tantos afazeres e compromissos, incluir um espaço na agenda para cuidar da saúde se torna prioridade. Para proceder com um hábito saudável, é recomendado procurar um especialista de saúde para começar o tratamento. 

Julia Alves – 1° período
Editado por Lucas Souza – 7º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s