Agência UVA Barra Assistiu: Amigo Secreto

O filme “Amigo Secreto” traz como análise principal os bastidores da “Vaza Jato”, nome dado ao vazamento de mensagens trocadas entre o então juiz Sérgio Moro, o então promotor Deltan Dallagnol e outros integrantes da Operação Lava Jato. Mais uma vez, Maria Augusta Ramos, diretora do filme, segue em uma linha documental já expressa em algumas produções realizadas anteriormente pela cineasta, como no documentário “O Processo”. Ela procura fazer um cinema que busca encontrar e esclarecer injustiças cometidas no meio político.

Foto: Divulgação

Em “Amigo Secreto”, a autora levanta a questão de uma possível manipulação investigativa no trabalho desenvolvido na operação Lava Jato, que tem como foco a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O documentário traz depoimentos de diversos nomes conhecidos do meio político, entre eles, o ex diretor da Odebrecht Alexandrino Alencar, que faz revelações confrontantes sobre o modo como, segundo ele, os investigadores do caso o pressionaram a chegar “ao limite da verdade” para envolver o nome do ex presidente nas declarações que fez.

A diretora coloca o espectador em um lugar de questionamento sobre a veracidade da Operação, que é confrontada durante diversos momentos do filme. Vale destacar também o modo como a produção compõe as imagens em uma linha temporal que percorre desde o início das investigações, e vai se desdobrando até chegar aos dias de hoje. Se interligando com uma sequência de takes atuais que mostram o dia a dia de jornalistas, na computação dos fatos, em uma composição muito bem elaborada que permite à audiência uma compreensão geral dos fatos.

O público acompanha a jornada de alguns jornalistas do The Intercept Brasil e do El País Brasil na apuração dos desdobramentos da investigação. Além disso, o longa conta com imagens de arquivos e depoimentos de grandes nomes da política que compõem as cenas, trazendo ainda mais credibilidade à produção.

O longa-metragem é mais um documentário da renomada diretora Maria Augusta Ramos, que já teve produções premiadas em diferentes festivais no Brasil e em outros países, demonstrando possuir grande competência. “Amigo Secreto” estreia no dia 16 de junho nos cinemas, e promete ser mais um sucesso entre os outros inúmeros da diretora.

Assista ao trailer:


Gabriela Mota – 1º período
Editado por Lucas Souza – 7º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s