O seminário contextualizou feitos históricos e proporcionou uma análise do ramo
Pela manhã de sexta-feira, 10/06, no campus Barra, aconteceu o seminário “O futuro do mercado de trabalho do profissional de Educação Física” com Felipe Goulart, mestre em Ciências da Atividade Física. Os alunos do curso tiveram a oportunidade de ter contato com o profissional da área para saber mais sobre a pós-formação e a modernização da profissão.
Felipe Goulart, vice-presidente do Conselho Regional de Educação Física (CREF), inciou a apresentação com ênfase na história da regulamentação da Educação Física. Em 1998, o Brasil se destacou na área em nível mundial. Mais de 20 anos se passaram desde a promulgação e a tecnologia se encontra, atualmente, como um instrumento influenciador no trabalho cotidiano. “Essa geração é conectada com as redes sociais e as pessoas, então quanto mais conectado você for, a possibilidade de sucesso vai ser muito maior”, disse.
Comunicação e criatividade foram assuntos discutidos. A propaganda relacionada a prática das atividades movimentou um debate sobre quais corpos são protagonistas na mídia. “Atividade física não tem relação com o corpo, tem relação com a saúde. Parem de ser a estética, imagem ou performance, e comecem a ser saúde”, ressaltou.
Felipe Goulart destaca dicas aos futuros profissionais do ramo.
Quem estava presente na reunião foi Emanuela Meirelles, a gestora do CREF de relacionamento da região Barra da Tijuca, Recreio e São Conrado. Ao parabenizar os participantes da palestra pela escolha da Educação Física como função e serviço, Emanuela explicou sobre a atuação do Conselho: “É saber que a profissão deles é regulamentada e tem um órgão que protege, fiscaliza, acompanha e valoriza”.
“O futuro do mercado de trabalho do profissional de Educação Física” marcou o primeiro evento presencial do curso no campus. O professor e coordenador de Educação Física Álvaro Alves já tem ideias de programações que prometem agitar a UVA Barra, principalmente, no dia do profissional de Educação Física, 1º de setembro.
Álvaro Alves, professor e coordenador, comenta a importância da interação através das palestras.
Os estudantes Pedro Felipe Corrêa do 3º período e Juliana Sobral do 5º período de Educação Física participaram do seminário. Para eles, o conhecimento sobre como atuar nas redes sociais como ferramenta de nicho foi fundamental. “Essa palestra agregou muito. O diferencial foi o que Felipe disse sobre equipamentos multimídia, a presença do personal e a individualidade biológica”, concluíram os alunos.
Pedro Amorim – 6º período
Editado por Lucas Souza – 7º período