Campus Barra sedia Simpósio de Engenharia de Produção

Evento, pela primeira vez no Rio, vai debater a área de engenharia de produção

Palestras, sessões temáticas, mentorias, minicursos e visitas técnicas. A 10ª edição do Simpósio de Engenharia de Produção (SIMEP) vai acontecer de 25 a 27 de maio e a Universidade Veiga de Almeida, no campus Barra, vai atender o evento. Esta é uma oportunidade para conhecer as principais tendências da Engenharia de Produção.

A primeira edição no Rio de Janeiro tem como tema: “As (novas) perspectivas da segurança pública a partir da utilização da engenharia de produção”. Para Daniel Moura, CEO do SIMEP, a escolha da temática se conecta com a realidade da cidade. “A partir da definição que a segurança pública é um fator preponderante na vida dos cariocas, a ideia foi mostrar todo o potencial que a Engenharia de Produção tem para otimizar esta área”, explica.

A iniciativa de sediar o Simpósio partiu do coordenador do curso de Engenharia de Produção do campus Barra, o professor Fabrício Dias, que também é integrante do comitê científico do SIMEP. A participação é uma chance de atualização com profissionais do mercado dentro do espaço acadêmico. “É uma excelente oportunidade para colocar em dia o nosso conhecimento, ou seja, melhorar a qualidade de ensino e trocar experiências”, revela. 

Fabrício Dias fala sobre a conferência.


A programação terá o modelo híbrido, o evento contará com uma área presencial e on-line, o que vai permitir a participação dos simpósios do outro lado da tela. O objetivo é ter uma interação entre profissionais, docentes, estudantes e pesquisadores de Engenharia de Produção.

Nas palestras, nomes como Marcos Santos e Marcone Reis compõem a programação. O professor do Instituto Militar de Engenharia (IME) e de pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP), Marcos Santos, vai abordar o “Método AHP-Gaussiano”. A ideia é apresentar o novo método desenvolvido pelo próprio pesquisador brasileiro, que já está em uso em trabalhos pelo país e mundo. “Eu já preparei essa aula para que todo mundo consiga compreender o passo a passo e, efetivamente, aplicar nas suas organizações”, diz.

Marcos Santos comenta o planejamento da reunião.

“Otimização de Processos” é uma das atrações voltadas ao on-line. Com a apresentação de Marcone Reis, Consultor sênior, Professor mestre em Engenharia Civil e Engenheiro de Produção, o público terá a chance de conhecer os principais benefícios do assunto. “O tema contribui com o evento, pois a otimização de processos é uma técnica que usa o mapeamento das atividades executadas para identificar potenciais falhas e quedas de desempenho”, ressalta.

Nos minicursos, a docente Cláudia Carvalho, da Veiga de Almeida, vai ministrar sobre “Lean Manufacturing”. Segundo a Consultora e Mentora, o método evita perdas e desperdícios ao eliminar da cadeia operacional as execuções que não agregam valor ao processo produtivo ou no produto final. O objetivo do treinamento é pensado em aumentar a capacidade de gerenciamento, administração e processos de maneira eficiente.

Cláudia compartilha o que o público pode esperar do minicurso.

Aproximadamente já são 200 inscrições no evento pago e os alunos da Veiga têm desconto exclusivo. Há uma infraestrutura que cobre a organização, brindes, “coffee break”, banners oficiais e etc. Para mais informações, acesse o site oficial do Simpósio de Engenharia de Produção

Pedro Amorim – 6º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s