Novo e-book do Laboratório CRIA chega com a missão de propor uma análise da Indústria Criativa

Publicação destaca pesquisa de estudantes do curso de Publicidade

O CRIA, laboratório de pesquisa do campus Barra, lança o segundo e-book com o título: “Territórios Criativos: Cidade, Criatividade & Cultura”. A obra aproxima os estudantes de Publicidade da Universidade Veiga de Almeida à Indústria Criativa.

O professor Leonardo Amato foi o responsável por organizar a coletânea de artigos acadêmicos do Laboratório de Estudos Integrados em Criatividade e Economia Criativa. A ideia começou a ser desenvolvida em 2020, em meio às dificuldades impostas pelo período pandêmico. “Os estudantes-pesquisadores buscaram analisar os territórios criativos, a relação das novas profissões virtuais e o impacto da pandemia através do olhar da Economia Criativa, das transformações de trabalho e o papel da cultura nos espaços e como signo criativo”, comenta.

São cinco capítulos divididos em 68 páginas. Alunos e pesquisadores ajudaram a tornar realidade a pesquisa documentada durante o período de virtualização, esse método de ensino virtual possibilitou a colaboração dos discentes dos três campi. “Foi muito importante documentar o resultado da primeira turma de Economia Criativa. Os alunos de Publicidade puderam pensar soluções para territórios através da criatividade”, fala o organizador

Leonardo Amato destaca a ação do CRIA.


Quem integra o time de autores é Lucas Matias. O egresso de Publicidade e Propaganda é autor do capítulo dois: “O Youtube e a Construção da Identidade Infantil”. Para construir o artigo, foi levado em conta uma análise de dados por meio de pesquisas encaminhadas para pais, além de considerar, também, o que os filhos assistem na plataforma. Segundo Lucas, a oportunidade de participar do projeto é uma chance de ser reconhecido por expoentes da comunicação.

“A experiência me abriu os olhos e transformou a forma como eu entendo o poder da mídia digital, e dos influenciadores em cima da construção identitária das crianças”

Lucas Matias

Lucas Matias explica a proposta do capítulo dois.

Produções científicas na faculdade são diferenciais no currículo. Para Renata Feital, coordenadora dos cursos de Publicidade e Jornalismo, o e-book tem o mesmo peso relevante de um livro hoje, e ter no currículo um artigo publicado nesta configuração já é um diferencial para o recém chegado no mercado de trabalho. “Só ajuda na formação profissional, aliás o CRIA é um laboratório para incentivar a publicação dos alunos”, conclui Feital.

“Territórios Criativos: Cidade, Criatividade & Cultura” já está disponível na OJS, uma plataforma de publicação da UVA, e no sistema de biblioteca da universidade.

Pedro Amorim – 6º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s