Tesouro Azul – A Importância da Preservação dos Oceanos

Como a preservação das marés é fundamental e influencia na manutenção da vida na Terra

Os oceanos são indispensáveis para a vida no planeta, de modo que contribuem na alteração em diversos ecossistemas. Eles são fundamentais no clima, alimentação e na biodiversidade, visto que cobrem mais de 70% de toda a Terra e são os responsáveis pela maior porcentagem de oxigênio que temos na atmosfera e na regulação da temperatura global. Contudo, com o avanço da poluição, os mares e oceanos ficam com o equilíbrio desregulado, e isso afeta a vida marinha e das pessoas que vivem ao redor e do mar.

Como é o caso de Felipe Barbosa, maricultor, que é o trabalhador responsável pela criação e produção de frutos do mar para consumo humano, de Angra dos Reis, que tira a sua renda diretamente do mar. De acordo com ele, na produção de vieiras, ostras e mexilhões, a boa qualidade da água onde são cultivadas é essencial pelo fato desses animais serem filtradores e também funcionarem como um bioindicador. Logo, qualquer tipo de poluição que esteja presente no ambiente, seja de origem humana (esgoto) ou de origem industrial (metais pesados e mineração), afeta diretamente a qualidade e consequentemente a quantidade dessa produção.

“A preservação do mar e das espécies é uma das nossas premissas aqui na nossa Fazenda Marinha. Nosso cultivo funciona como berçário de diversas espécies que vivem ali em simbiose com a produção, logo, a preocupação com a preservação do mar e das espécies se torna diária e rotineira. Sem dúvidas é fundamental que haja saneamento básico de qualidade, fiscalização e, não menos importante, o comprometimento e responsabilidade de cada indivíduo com o meio ambiente!”, afirmou Felipe.

O impacto da poluição nos oceanos é uma situação que vem sendo negligenciada e ocultada, o que torna o cenário ainda mais preocupante. O uso crescente de plásticos é o principal causador desse desastre. Uma das maneiras de contribuir é a diminuição do uso de embalagens, garrafas e sacolas plásticas, o aumento da reciclagem e a utilização de materiais biodegradáveis. Além disso, produtos químicos, óleos, esgoto doméstico e até mesmo o petróleo, que é despejado nas marés em larga quantidade, afetam a qualidade da água e prejudicam ou matam espécies marinhas em todo o mundo.

Para Carlos Eduardo Soares, coordenador dos Núcleos de Negócios e de Sustentabilidade da Pós-Graduação da UVA, o esgoto doméstico apresenta concentrações significativas de matéria orgânica e nutrientes, que, no ambiente marinho, podem potencializar o desenvolvimento de microrganismos que consomem o oxigênio dissolvido, essencial para os peixes e demais elos tróficos da cadeia ecossistêmica. Por isso, é essencial o tratamento dos esgotos.

Todo esse debate sobre a preservação dos oceanos também provém de um caso ocorrido no ano de 2019 nas praias do Nordeste, o aparecimento de manchas de óleo no mar, das quais os impactos são imensos, a perda de vida marinha e a qualidade de recursos e da própria saúde humana. De acordo com Carlos, “Além de ações corretivas, vinculadas aos Planos de Atendimento à Emergência, houve clara omissão para ações punitivas. É pouco provável que um impacto de tal magnitude não tenha sido percebido com maior antecedência ou até mesmo rastreado pelos diversos órgãos de controle de nosso país.”

Vale ressaltar que a Organização das Nações Unidas (ONU) criou, em 2012, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como uma forma de guia de construção e implementação de políticas públicas para os governos em países com problemas sociais, ambientais e econômicos, que devem ser alcançadas até 2030. Como é o caso da ODS 14, que prevê a conservação dos oceanos, mares e os recursos marinhos. Por isso, a importância do tratamento de esgotos, reciclagem e o uso consciente da água pela sociedade é um tema que precisa ser debatido pela população e cobrado a empresas e governantes.

Aline Izabele Alves de Oliveira – 6º período

Bruna Ribeiro da Costa – 5º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s