Podcast: Os povos indígenas como gestores vitais do meio ambiente

Ao longo da história, os povos originários, desenvolveram formas de manejo dos recursos naturais que têm se mostrado fundamentais para a preservação do meio ambiente no Brasil. De acordo com o relatório Assegurando Direitos: Combatendo as Mudanças Climáticas, de 2014, as Terras Indígenas do Brasil desempenham um papel significativo em conter as emissões de CO2 na atmosfera. Uma estimativa sugere que as áreas protegidas pelo governo na Amazônia Brasileira poderiam impedir 27,2 milhões de hectares de desmatamento até 2050.

Para o ativista ambiental, Seribí Tukano, é importante que o debate acerca da preservação ambiental e do direito dos povos nativos ocorram entre indígenas e não indígenas, para que a sociedade como um todo se conscientize. Nesse episódio do podcast jornalístico da Rádio UVA Barra, as repórteres Duda Bortoloto e Maria Clara Lisboa debatem o importante papel que os indígenas desempenham quando o assunto é cuidados com o meio ambiente.

A equipe conversou com Hamangaí Pataxó, pertencente ao povo Pataxó Hã-Hã-Hãe, de Pau-Brasil — Bahia, comunicadora do Vozes da Floresta e articuladora nacional do Engajamundo, e Seribí Tukano, pertencente ao povo Tukano, de Piauí, estudante de Medicina pela UFPE, ativista ambiental e membro do Movimento de Resistência Indígena.

Duda Bortoloto – 4º período

Maria Clara Lisboa – 6º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s