A espera está chegando ao fim

Nos preparativos para volta às aulas presenciais, calouros, veteranos e professores visitam o campus Barra

Realizar o trajeto de ida até a faculdade depois de 4 períodos sem o contato presencial desperta lembranças de uma época vivida entre os veteranos antes do começo da pandemia. Porém, a emoção maior foi para quem realizou a matrícula na UVA durante a crise sanitária e não teve a oportunidade de estar no campus ainda. Graças ao avanço da vacinação no país, os alunos do campus Barra puderam realizar uma visita técnica aos estúdios e laboratórios, na terça-feira (26/10).

Com a máscara no rosto, álcool em gel por todos os lados e o distanciamento social, os professores do curso de comunicação social fizeram um tour com os alunos pelas salas de aula, biblioteca, Agência ONZE, Agência UVA Barra, CRIA e TV UVA. O sentimento de felicidade foi notado nos gestos das pessoas. A satisfação de ver a segunda casa, lugar em que os estudantes passam a maior parte do dia, voltar à normalidade é uma sensação que fica difícil de descrever e fácil de sentir.

Julia Dias pôde, finalmente, conhecer a faculdade escolhida pela primeira vez. A estudante de jornalismo fez a matrícula no segundo semestre de 2021 e contou que começou de uma maneira que não esperava, o comum é ser recepcionada com o “trote”, conhecer a atlética, amigos, docentes, mas para a caloura foi diferente. “Optei começar esse ano porque não queria ficar parada, já fiquei seis meses sem fazer algo. Mesmo com o processo de ficar online, eu optei começar a faculdade já sabendo que eu perderia algumas experiências”, disse Julia.

Apesar de iniciar o período com uma forma incomum, Julia entendeu que não é o “fim do mundo”, assim descrito por ela. A Universidade Veiga de Almeida pretende voltar às aulas presenciais em 2022 e as expectativas são as melhores possíveis para a futura jornalista, ainda mais quando viu o campus. “Eu fiquei apaixonada pelas fotos do campus e acreditei que aqui eu conseguiria fazer a minha carreira”, revelou a discente.

Julia Dias fala sobre a importância da faculdade para trilhar a profissão desejada.

Para Davi Werneck, estudante no 8º período de publicidade e propaganda, voltar para a universidade é reviver uma nostalgia e alegria. No ritmo de reta final do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), Davi vai comparecer no campus, no próximo semestre, para terminar a monografia e concluir a formação, trajetória compartilhada por todos os universitários.

Segundo Davi, a experiência do presencial é interpretada como necessária aos alunos, assim como o contato com os amigos e professores. Prestes a terminar o período, Davi destaca como os calouros podem aproveitar a faculdade. “Saber administrar seu tempo e aproveitar todas as oportunidades que a faculdade oferece, como por exemplo: as Agências, CRIA, os estúdios, os equipamentos. É chegar e tornar a prática ainda melhor”, comentou Davi Werneck. 

A maior dificuldade enfrentada por Leonardo Amato, professor e coordenador da Agência Onze, no começo da pandemia foi adaptar algumas disciplinas práticas em virtuais. Aliás, entender o funcionamento das plataformas para disponibilizar a melhor forma de aprendizado ao aluno. Mas, a instituição cumpriu essa etapa e se encontra na corrida para a volta da normalidade. “É muito orgulho ver os alunos ocupando os espaços que são deles, é um sopro de esperança para que a gente retorne nossas atividades”, falou Leonardo.

Leonardo comenta sobre a melhor forma dos alunos aproveitarem a faculdade.


De acordo com Renata Feital, coordenadora dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Marketing, o evento foi uma preparação ao retorno e um reconhecimento das instalações. “Tem aluno que nunca entrou aqui ou entrou e assistiu uma aula em uma semana. Resolvemos fazer uma convocação para todos e motivá-los”, explicou Renata.

Voltar para casa é retornar para um lugar acolhedor. E a faculdade é um espaço de diálogo com o mercado de trabalho, com o respeito, à diversidade e à reflexão. Durante a visita ao estúdio, Luiz Fernando da Silva Prado, diretor do campus Barra, conversou com os alunos e agradeceu pela confiança. “Essa unidade tem tudo para ser referência na Veiga”, concluiu Luiz.

Pedro Amorim – 5º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s