Palestras dialogam sobre o exercício diário da profissão e relembram a importância da faculdade

Os eventos reforçaram o olhar para o presente e futuro dos universitários

A profissão de jornalismo, marketing, publicidade e propaganda foram temas de duas palestras realizadas virtualmente na quinta-feira (21/10) na Universidade Veiga de Almeida, campus Barra.  As jornalistas Karla Albuquerque, Julia Finamor e o publicitário Thiago Lima falaram sobre como se reinventar na profissão e a importância de experimentar diferentes áreas, além de dicas para os universitários.

Pela manhã, Karla Albuquerque e Julia Finamor foram convidadas para falar sobre o cotidiano do jornalismo. Ambas trabalham na editoria de política do telejornal “Edição das 18h” da Globonews e agora comandam o projeto “Jornada Polis”, perfil no “Instagram”, que transmite dicas e informações sobre a profissão e tem a finalidade de construir uma ponte para pessoas que trabalham na área e aspirantes.

A palestra destacou a ideia de não desistir na busca por uma vaga. Segundo as palestrantes, a persistência é a chave para o sucesso. Julia contou que já encaminhou 21 e-mails no processo seletivo e que a atitude despertou a atenção do chefe dela. Ao responder dúvidas dos universitários, Karla e Julia destacaram a importância do estágio para a carreira e a formação da própria opinião. “Um dos motivos principais que pesaram na minha escolha do jornalismo foi pensar na função social. Diariamente, eu penso nisso. Eu faço análise e é uma responsabilidade, tem que estar muito atento e conversar com os colegas”, respondeu a jornalista Karla.

Julia Finamor é uma das idealizadoras do “Jornada Polis” e fala sobre como se preparar para trabalhar com jornalismo nas redes sociais.

De noite foi a vez do ex-aluno de Publicidade, Thiago Lima, apresentar o tema “Trade Marketing, já ouviu falar?”. O egresso trabalha como analista de Trade Marketing Digital no Grupo Petrópolis e afirma que voltar para a UVA para palestrar sobre a própria profissão foi um motivo de muita alegria. “Me sinto confortável e acolhido nesse lugar”, declarou Thiago.

A Live abordou sobre a prática do Trade Marketing. De acordo com Thiago Lima, o principal objetivo do método é fortalecer a presença digital com estratégias que criam uma certa relação antes da chegada do consumidor ao ponto de venda. Uma pesquisa rápida, feita com os participantes, revelou que 40 pessoas escolheram trabalhar com a técnica descrita futuramente, ou seja, os alunos de Marketing, Publicidade ou Propaganda perceberam as vantagens.

Thiago Lima conversa com a Agência Uva Barra sobre a importância do Trade Marketing na carreira dos profissionais do ramo de Marketing e Publicidade.


Para discutir sobre carreira, Thiago Lima ressaltou aos profissionais em formação a importância da especialização e a participação em projetos da faculdade. Ao final, recomendou a utilização do “Linkedin” como uma ferramenta que oferece uma forma prática para buscar vagas de emprego.

O aluno do 6º período de Publicidade, Thiago Santos Varella, participou dos eventos virtuais. O universitário conta que as informações expandiram o conhecimento dele. “As palestras provocam diversas inspirações quando nos mostram não só a diversidade de horizontes que podemos seguir numa área específica, mas também da importância do nosso comprometimento”, revelou Thiago Varella.

Para Eduardo Bianchi, professor e mediador das Lives, a atitude dos palestrantes em reconhecer a necessidade da formação da universidade foi um ensinamento essencial. “Quando eles destacam a importância de participar dos laboratórios, projetos e trabalhos acadêmicos, é fundamental que o aluno interaja. Quando o professor realiza um projeto, ele está pensando na melhor formação dos alunos e formar aluno é formar cidadão”, concluiu Eduardo Bianchi.

Pedro Amorim – 5º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s