Egressas de Cinema e Audiovisual da UVA Barra vencem a Expocom Nacional 2021    

Na época da preparação do projeto, as formandas tiveram que ajustar o modelo de criação por causa da pandemia

Briele Fernanda e Patrícia Cordeiro, formadas em Cinema e Audiovisual pela UVA Barra, ganharam a Expocom Nacional 2021 — Melhores Pesquisas Experimentais de Comunicação do Brasil — na categoria filme de ficção com “Feliz Aniversário”. O curta-metragem foi desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso no final de 2020 e já tinha conquistado a premiação regional, a nacional foi anunciada no dia 9 de outubro deste ano.

Essa não é a primeira vez que as alunas são selecionadas e ganham prêmios com trabalhos desenvolvidos em sala de aula. Em 5 de junho de 2019, enquanto cursavam o segundo período do curso, foram premiadas na etapa Sudeste da Expocom, com a websérie “Alterego”, o que dava indícios do que estava por vir. 

Além das dificuldades normalmente encontradas na produção de um filme, houve um fator agravante, a pandemia. O orientador e coordenador de Cinema e Audiovisual da UVA, Evângelo Gasos, enalteceu o resultado da obra em meio às medidas restritivas. “Com certeza a pandemia valorizou ainda mais, porque ela forçou a um outro modo de produção e de realização. As alunas dormiram na locação e fizeram realmente uma imersão no trabalho para ser feito dentro do prazo e com todos os cuidados”, afirma. 

Evângelo Gasos conta sobre o processo de orientar o curta “Feliz Aniversário”.

Evângelo destaca que as orientandas assimilaram perfeitamente o que estava sendo pedido no processo de criação de um curta no final da faculdade. Para Patrícia, o maior empecilho foi lidar com a redução da equipe técnica. “No set, só tínhamos eu, Briele e a atriz. Foi bem complicado, mas, ao mesmo tempo, deu certo porque a gente se entende bem, se organizou e foi preparada para que tudo saísse da melhor forma”, diz.  

Além disso, a egressa lembra que ambas trancaram a disciplina no primeiro semestre do ano passado por receio de dar errado com a chegada da pandemia e acredita que foi certeira na decisão, já que não estavam tão bem preparadas. A crise sanitária não só influenciou o cronograma do trabalho, como também esteve presente no filme. Briele Fernanda comenta sobre a conexão e a parceria que foram fundamentais para a realização do curta. “A ideia central era falar sobre determinada consequência do isolamento social na vida da personagem. A questão do aniversário partiu da Patrícia e se juntou aos meus outros conceitos”.

Patrícia Cordeiro comenta o surgimento da ideia do trabalho e Briele Fernanda fala como a pandemia atrapalhou a realização do filme “Feliz Aniversário”


Por coincidência, a premiação da Expocom Nacional aconteceu na mesma semana do aniversário da Patrícia, o que deu mais sentido ao nome da obra. Segundo Briele Fernanda, a conquista nunca foi uma meta, tendo em vista que a formação do curso sempre foi prioridade. “A gente não tinha nenhuma expectativa específica, a não ser nos formar, porque não sabia o que aquilo poderia dar. A inscrição na Expocom só foi feita lá para o final do projeto”, declara. 

Embora o tamanho do feito surpreenda de modo geral, Evangelo já sabia do potencial da dupla devido ao histórico de participação no evento. Em 2019, elas foram até Belém do Pará para concorrer ao prêmio nacional. “É sempre uma novidade saber de um prêmio, mas, assim, não fiquei surpreso no sentido de que eu acho coerente com o trabalho e a qualificação delas”, comenta. De acordo com as idealizadoras do filme, a emoção tomou conta quando souberam com 1 dia de atraso da vitória na Expocom, fora o fato de encerrar o ciclo acadêmico da melhor forma.

Link do filme “Feliz Aniversário”: https://www.youtube.com/watch?v=k41z8f_8K7o

Veja também a websérie “Alterego”, premiação regional das egressas de Cinema e Audiovisual no ano de 2019:

Episódio 1- https://youtu.be/TGs26GS9DK8

Episódio 2- https://youtu.be/4uc7aQtY5fQ

Lucas Ribeiro – 6° período 

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s