Como os animais de estimação beneficiam diversos aspectos da vida

Especialistas em comportamento animal comentam quais as vantagens de ter um pet em casa

Após passar por graves complicações referentes à saúde e se recuperar, a estudante Helena de Bragança decidiu que realizaria o desejo de adotar um bichinho. A chegada do novo integrante na família, o cãozinho Auggie,  mudou toda a rotina da casa para melhor. “Me ajudou a me afastar dos problemas, a lidar com tudo e me deixou feliz”, relata Helena.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) estima-se que existam mais de 139 milhões de animais domésticos nos lares brasileiros, dentre eles: cães, gatos, aves, peixes, e outros. Esse número reflete a relação de longa data do homem com os animais e reforça a necessidade dos laços afetivos e de respeito entre os pets e seus donos.

A chegada de um novo membro no lar é uma relação de amor e dedicação. De acordo com o adestrador Charles Santtos, os animais precisam de amor, carinho e paciência para estabelecerem vínculos de confiança com novos donos. “Os animais nada mais são que grandes amigos”. Afirmação compartilhada também por Helena. “Ter sempre ele (Auggie) ali perto de mim e cuidar dele também é algo que me faz bem demais”.

Para garantir a harmonia do lar é necessário disponibilizar dedicação e paciência, para educar o pet. A relação de equilíbrio está atrelada ao respeito que o animal tem para com o tutor e que, se não corrigido, pode se tornar um problema maior no futuro. “As pessoas estão contratando o serviço de adestramento porque não estão tendo mais paz dentro de casa”, afirma Charles. 

Contudo, engana-se quem enxerga a presença de um animal em casa apenas para os momentos de brincadeiras e diversão, há muitas vantagens além do lazer. Segundo o médico veterinário especialista em comportamento animal, Mauro Lantzman, dentre os pontos positivos do convívio estão: a melhora de aspectos relacionados à responsabilidade, a organização, o respeito de limites pré-estabelecidos entre ambos e a interação. Devido a estes fatores, o veterinário afirma que cuidar de um animal traz benefícios tanto à saúde física quanto mental, por conta da diminuição dos níveis de estresse e de ansiedade.

O Doutor Mauro Lantzman fala sobre a importância do animal para o meio familiar:

Questões como a falta de tempo aliado ao trabalho, estudos e tarefas domésticas podem influenciar na adaptação do animal ao novo lar e na decisão de ter um bichinho como membro da família. Porém, torna-se ínfimo e superável se comparado às benesses que eles trazem para o ambiente. Com isso, percebe-se que a relação de dono e animal vai muito além e abrange tanto a questão física quanto a psicológica.

Aline Izabele Alves de Oliveira – 6º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s