Alunos do campus Barra são finalistas da Expocom 2021

Projetos audiovisuais foram desenvolvidos em aula remota

Criar um projeto audiovisual de conclusão de curso é um desafio comum para os alunos de Cinema e Audiovisual todos os semestres. Mas imagina quando roteirizar, gravar, editar e finalizar um produto é realizado de forma remota, com o professor orientador do outro lado da tela? Foi assim que Patrícia Cordeiro, Briele Fernanda e Elielson Júnior chegaram ao final do curso de graduação e viram os projetos “Feliz Aniversário” e “Rasga” selecionados para a Expocom 2021.

A Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) é um evento nacional dentro da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) que premia projetos de  estudantes no campo da Comunicação. Na edição de 2021, as duas produções de curta-metragem, feitas como parte do Trabalho de Conclusão de Curso, ganharam visibilidade para além da sala de aula.

O projeto “Feliz Aniversário” dirigido por Briele e Patrícia foi filmado no período de pandemia e seguiu com os protocolos de segurança, se adaptando também ao formato remoto. “Fazer um curta inteiro somente com duas pessoas do início ao fim é bem desafiador”, revelou Briele.

Veja o trailer de Feliz Aniversário, selecionado para a Expocom 2021:

Já “Rasga”, de Elielson Júnior, mostra a cultura local de Macapá, lugar de origem do aluno, e aborda sobre uma lenda famosa da Região Norte, conhecida como a lenda da Matinta Pereira. “Eu queria fazer sobre essa história porque é algo que escuto desde criança e queria dar essa visibilidade pro Norte”, disse Elielson.

Veja o trailer de Rasga:

O que seria um trabalho de encerramento do ciclo universitário, ganhou novas telas e festivais. “Rasga” é um curta de terror e já foi selecionado para cinco festivais, inclusive a participação na Mostra Audiovisual Em Curtas e as seleções trouxeram um mix de sentimentos, tais quais de alegria e gratidão para o universitário, que buscou nas raízes sua fonte de inspiração. Ele dirigiu, produziu, escreveu e teve a ajuda de atores e outros colaboradores para a realização da web série..

Elielson fala sobre o impacto de participar de concursos de cinema no áudio abaixo:

Participação na Expocom pela segundo ano

A edição 2021 não foi a estreia de Briele e Patrícia. As diretoras do curta já ganharam um prêmio com a websérie “Alterego” na edição de 2019 e já são familiarizadas com o evento. Por outro lado, a sensação de descobrir que o novo projeto foi indicado em “Filme de Ficção de 2021” é descrita como inesperada. “Já estamos felizes só de estar de novo dentro do congresso”, conta Patrícia. 

O impacto do evento para o futuro profissional dos alunos envolve  reconhecimento e confiança no que vem pela frente. Ser selecionado é uma oportunidade de participar de oficinas, fazer network e ter a chance de conhecer outros projetos. 

Para o professor da disciplina e coordenador do curso, Evangelo Gasos, a participação de alunos da UVA em eventos como este é a confirmação de um trabalho de qualidade do corpo docente ao longo do curso. Ele acredita que esse processo serve como amadurecimento para os alunos. 

Assista ao vídeo de Evangelo Gasos com dicas para os alunos que desejam se inscrever em festivais:

Elielson, Briele e Patrícia vivenciam um roteiro da vida real, em que a história ainda está em produção. 

Rafaela Barbosa – 8º período

Pedro Amorim – 4° período

Ana Beatriz Rangel- 3º período

Um comentário

  1. Muito bom o projeto que mostra a todos os colegas da universidade que ser capaz não precisa ter berço em cidade grande. Parabéns

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s