Projeto social entrega kit maternidade para mães necessitadas

A ação ‘Enxoval de Bebê’ ocorre há 70 anos no Hospital Universitário Antônio Pedro

O nascimento de uma criança é o momento mais esperado pelas mães no período de gestação, quando elas podem finalmente segurar seus filhos nos braços. Para certas gestantes com dificuldades financeiras, este ciclo acarreta medo, por não terem condições de comprarem um enxoval ou produtos para as necessidades básicas do recém-nascido. Pensando nisso, os funcionários do Hospital Universitário Antônio Pedro, em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro,  entregam há 70 anos kits para auxiliar as mães atendidas na ala da maternidade. 

O ‘Enxoval de Bebê’ existe desde a fundação da Associação dos Colaboradores do Hospital Universitário Antonio Pedro (ACHUAP), em 1951. Como explica Fátima d’Almeida, responsável pelo projeto há 3 anos, a ação surgiu para suprir as necessidades proeminentes das mães e seus filhos. “Neste momento de fragilidade é muito importante que as mães se sintam acolhidas afetivamente, sobretudo as internadas em Unidades de Terapia Intensiva”, ressalva.

“É sempre muito gratificante e comovente quando presenteamos as mães e os bebês. Certa vez, ao entregar os Kits a uma mãe, vi em seus olhos marejados um brilho de muita gratidão. Ela me disse que aquela ajuda tinha chegado em boa hora, pois tinha dado à luz a um casal de gêmeos, irmãos de mais três menores que estavam em casa. Nesse momento pude dimensionar a importância desse projeto como agente modificador desta dura e triste realidade.”

Fátima d’Almeida

Os chamados kits maternidade são preparados através das doações dos colaboradores e instituições que ajudam o projeto. Contudo, como afirma Fátima d’Almeida, o material recebido nem sempre é o suficiente, precisando a ACHUAP utilizar recursos próprios para complementar os itens. “O nosso trabalho de divulgação e campanhas é contínuo no intuito de mobilizar e incentivar o apoio da sociedade e seus segmentos, cujas doações são valiosas e imprescindíveis.” Em cada enxoval constam produtos como: mantas, cobertores, fraldas, toalha, travesseiro e roupas para os recém-nascidos.

André Guayanaz Lauriano é o enfermeiro responsável pela maternidade e participa do projeto há 10 anos. “Acho muito importante contribuir para esta ação social ajudando as famílias que necessitam de um suporte e muitas vezes não o tem. O kit muitas das vezes é o principal enxoval que ela ganhou”, relata. Para André, o ‘Enxoval de Bebê’ oferece acolhimento e respeito a esta criança que chega e a família que nasce.

Em 2021, aproximadamente 150 kits de maternidade foram entregues pelo projeto, segundo o enfermeiro André Guayanaz Lauriano (Foto: Arquivo Pessoal)

Atualmente cerca de 15 Kits de enxoval de bebê são entregues por mês à gerência de enfermagem que encaminha à supervisora para distribuição, podendo aumentar conforme a demanda. A prioridade são para mães sem condições de comprar os itens do enxoval, entretanto, todas as gestantes podem ser atendidas pelo ação.

Ana Fernandes – 7º Período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s