Podcasts transformam a vida de microempresários

Alunos da Universidade Veiga de Almeida produziram podcasts com dicas para ajudar pequenas e médias empresas a sobreviver em tempos de crise

De acordo com a última pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM 2019), estima-se que existam um total de 53,4 milhões de brasileiros à frente de alguma atividade empreendedora. O efeito imediato da pandemia expôs a necessidade de um olhar mais cauteloso para estes profissionais que foram impactados pelas medidas restritivas.

Para suprir esta demanda, o Laboratório de Gestão de Negócios da Universidade Veiga de Almeida produziu uma série de 127 podcasts para pequenos e médios empresários no Spotify. Motivados pela necessidade de transformação, os envolvidos compartilharam dicas e conhecimentos valiosos acerca das diversas questões que abrangem o empreendedorismo

Cada episódio aborda um assunto diferente e dura em média 5 minutos. As temáticas vão desde “Gestão de Crise em Tempos de Pandemia”, passam por “O Poder dos Influenciadores Digitais” até “Impactos do Coronavírus no Turismo e Agronegócio”. A presença de dados atualizados traz credibilidade ao conteúdo e promove a dignidade social através do empreendedorismo.

José Carlos Vinhais conta que o Laboratório foi um sucesso. “Haviam mais alunos acompanhando as aulas do que os inscritos na disciplina”. Foto: arquivo pessoal.

Para o professor, José Carlos Vinhais, assumir a disciplina de Laboratório de Gestão de Negócios foi extremamente desafiador. “Fiquei receoso com a virtualização das aulas. Estava lidando com uma turma de alunos ainda sem experiência presencial em ambiente acadêmico, o que poderia dificultar o processo de aprendizagem” relata.

“Nossos alunos criam materiais que oferecem um caminho para a sobrevivência de pizzarias, academias, cinemas, teatros, casas de eventos, restaurantes e salões de beleza”

José Carlos Vinhais

Para a surpresa do professor, logo nos primeiros encontros, os alunos manifestaram grande interesse nas aulas e os debates mostraram-se de altíssima qualidade. A missão dos discentes consistia em estudar através de artigos científicos e fazer uma espécie de ‘tradução’ para o público utilizando-se de uma linguagem acessível. “Uma aula com tamanha interação só poderia conquistar um bom resultado, mérito total dos nossos alunos” conta José Carlos. 

 

Beatriz Balena conta que o intuito dessas iniciativas dentro da universidade é “formar estudantes profundamente engajados com a realidade social”. Foto: reprodução da internet.

Para a Reitora da Universidade, Beatriz Balena, a participação dos alunos em projetos como este, mostra que é possível transformar o conhecimento adquirido na sala de aula em informações úteis à população. “No momento em que a Universidade precisa atuar positivamente nas comunidades e se voltar para os dilemas e problemas práticos do dia a dia, é válida a iniciativa”, ressalta.

“Toda informação hoje é altamente valiosa. Mas uma informação sem aplicação prática é inócua”

Beatriz Balena

Os podcasts do Laboratório de Gestão de Negócios da UVA permanecem disponíveis e transformando a vida de pequenos e médios empresários. Para este ano, o desafio proposto à nova turma de Laboratório é ainda maior. Além de produzirem a segunda temporada de podcasts e novos conteúdos para o perfil do Instagram, os mesmos deverão criar vídeos para um canal no YouTube.

Gabrielle Lopes – 7º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s