O evento de boas-vindas discutiu o papel da mulher no jornalismo e o Instagram como ferramenta de marketing
A aula inaugural dos cursos de Jornalismo e Publicidade trouxe temáticas atuais do mercado de comunicação. O evento aconteceu nos dias 17 e 18 de março e reuniu alunos e professores às palestras da repórter da Globo News, Lilian Ribeiro e da gerente comercial do Grupo Rommanel Rommatian, Paula Mendes dos Anjos. Uma oportunidade de discutir a atual conjuntura do mercado e desafios enfrentados por quem trabalha com comunicação.

A repórter e apresentadora da Globo News, Lilian Ribeiro, apresentou a temática “Mulher Jornalista Na Sua Tela” que ocorreu no dia 17/03 e debateu acerca da representatividade feminina nos meios de comunicação e as tendências do jornalismo contemporâneo. Além disso, temas como Fake News, machismo e pandemia estiveram presentes no discurso.
Lilian abriu a palestra falando sobre as Fake News. De acordo com a narrativa atual de perseguição à mídia, é papel do jornalista mostrar como as matérias são apuradas para que o telespectador não tenha dúvidas. “Muitas Fake News são produzidas com a cara e a formatação do texto jornalístico. É como se roubassem os elementos do jornalismo que dão credibilidade ao fato”.
Outro ponto trazido pela repórter foi o machismo no ambiente de trabalho. Os anos de experiência na Globo, CBN e Globo News deram à Lilian a percepção de que as redações estão cada vez mais femininas. “Está bem difícil para machista sobreviver nas redações hoje em dia” revela.
Por fim, a pandemia também virou pauta no debate. Lilian conta que ir a campo já não é mais tão viável, devido às medidas de isolamento social, e como consequência disto, as produções jornalísticas sofreram adaptações. “A pandemia nos forçou a se reinventar. Estar pessoalmente faz toda a diferença, mas conseguimos fazer boas entrevistas virtualmente”.
“Se quando vocês acordam, só conseguem se imaginar fazendo isso. Mergulhem!”
Lilian Ribeiro sobre a paixão de fazer jornalismo
Ouça a dica que a repórter Lilian Ribeiro tem sobre a importância da sensibilidade no trabalho do jornalista:
A aluna do 7º período de Jornalismo, Beatriz Barbosa sentiu-se gratificada pela oportunidade de assistir a fala da profissional e receber conselhos que conseguirá aplicar no dia a dia da profissão. “Acredito que palestras como essa são incríveis para nos mostrar a realidade do mercado de trabalho e nos fazer visualizar, como futuros jornalistas, o que iremos exercer” afirma.
A palestra do dia 18/03 ficou por conta da Paula Mendes dos Anjos. A gerente comercial do Grupo Rommanel Rommatian apresentou as estratégias de uso do Instagram como uma ferramenta de marketing.
De uma simples rede social, o Instagram se transformou em uma vitrine para as marcas. O Brasil é o terceiro no ranking global de número de usuários do aplicativo, perdendo apenas para os Estados Unidos e Índia, são 69 milhões de usuários e um bom mercado a ser explorado..
A gerente comercial fortalece a ideia de que o ser físico e digital andam juntos e apresenta aos estudantes maneiras de se destacar em processos seletivos. De acordo com o Careerbuilder, 70% dos empregadores usam as mídias sociais para selecionar candidatos durante o processo seletivo. Por isso, tudo deve ser bem pensado antes de ser publicado. “O Instagram passa a imagem de quem você é, por isso é necessário um cuidado maior com o que você transmite nas mídias sociais.” afirma Paula.
A palestra contou também com alguns conselhos para quem usa o Instagram como conta comercial. Paula destaca aos empreendedores que todas as etapas de marketing são importantes para atrair mais clientes, mas um dos principais é uma boa biografia. “A biografia é o primeiro contato que o seguidor tem com a sua marca”, comenta a gerente.
“Não diminua seus sonhos para se acomodar à difícil realidade de hoje. Não deixe o novo normal ser uma desculpa para ficar parado.”
Citação de Eli Manning para a Forbes, por Paula Mendes
A estudante do 3º período de Publicidade e Propaganda, Joyce Fernandes, conta que já vai começar a colocar em prática os ensinamentos da conferência: “Achei muito interessante a temática do equilíbrio entre exposição nas mídias e como o excesso afeta o olhar do mercado perante a mim”. E acrescenta que se sente mais confortável agora que aprendeu como usar o Instagram de forma inteligente e efetiva. “Me sinto mais familiarizada com a ferramenta, mas ainda tenho muito o que aprender”.
Gabrielle Lopes – 7º período
Natália Lisboa – 6º período