Agência UVA Barra: laboratório reproduz a rotina jornalística na faculdade

Estudantes falam sobre os desafios do mercado e os ensinamentos que tiveram ainda na universidade

O começo de uma trajetória profissional na área de comunicação pode não ser fácil. São muitos requisitos: falar línguas estrangeiras, saber utilizar softwares, entender sobre SEO, UX, HTML e, em algumas vagas, programação. Tudo isso sem abandonar a capacidade base de todo comunicador que é a de contar histórias. Por isso, alguns alunos buscaram se preparar ainda dentro da universidade e encontraram a Agência UVA Barra como um laboratório profissional. 

Junior Almeida, Luma Keily e Gabriel Torres fizeram parte do grupo de alunos que escreveram as primeiras reportagens dentro da agência universitária e usaram essa experiência para conseguir uma vaga de estágio em grandes empresas.

Gabriel Torres ingressou na universidade para cursar Publicidade e Propaganda, mas mudou de curso para Jornalismo. Logo em seguida, o estudante procurou a Agência para dar os primeiros passos na carreira que ele acabara de começar. De lá pra cá, ele passou por um processo seletivo e hoje trabalha na RecordTV Rio. 

“Quando eu cheguei, queria aprender o máximo que desse em pouco tempo. A gente tem alguma noção, mas não sabe como é isso na práica. Quando eu fui pra Agência eu fui buscando essa prática”

Gabriel Torres. 

Assista ao vídeo de Gabriel Torres

Luma Keily teve uma história diferente. Ela iniciou na Agência UVA Barra ainda no primeiro período de jornalismo e teve a oportunidade de entender na prática os ensinamentos de sala de aula. “Tava tudo sendo muito novo, eu ainda estava naquela fase de experimentação. Então, eu entrei de cabeça em tudo”, disse a aluna.

Para ela, a experiência adquirida durante a temporada que passou na Agência foi crucial para a entrada no mercado de trabalho. Atualmente, Luma trabalha como estagiária em assessoria de comunicação da Michaelis Foundation for Global Education (Correspondente Internacional da MFGE).

Ouça o áudio de Luma

Para Junior Almeida, o caminho para o jornalismo já era certo desde antes de pisar na universidade. Quando ele tomou a decisão de participar da Agência UVA Barra, não perdeu tempo e bateu na porta do laboratório pedindo para fazer parte do time. Esse foi um ponto de virada na vida profissional. Hoje, ele é estagiário da White Martins e trabalha na produção de conteúdo institucional da empresa.

“Foi uma oportunidade de acertar e de errar para que eu pudesse me fortalecer como profissional. Eu considero que foi um período muito rico porque eu  tive contato com o mercado de trabalho, eu fui a cobertura de eventos, eu fui fazer cabine de cinema. Então, eu pude viver como é a rotina de um jornalista de fato”

Junior Almeida

Assista ao vídeo de Junior Almeida 

A Agência UVA Barra é o começo de grandes histórias. São dezenas de alunos que fizeram parte desse time e hoje ganham espaço em redações e estúdios. Durante o período de pandemia, as atividades foram mantidas e a Agência ganhou novas atrações. As reportagens que eram focadas na cobertura de eventos e lançamentos, passaram a tratar dos assuntos relacionados ao contexto da pandemia através de textos e podcasts. 

Em 2021, inicia-se uma nova fase da Agência e precisamos de um time que possa contar as histórias que ainda não foram contadas. Agência UVA Barra – informações que transformam

Rafaela Barbosa* – 8º período

*Nota da autora: a autora do presente texto agradece por poder fazer parte da história da Agência UVA Barra.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s