A criação de narrativa ficcional

Os bastidores de “8 lados”

A podserie ‘8 lados’ é a sexta história da temporada de poscasts ficcionais de 2021 da Rádio UVA Barra. A narrativa traz dois mundos que não costumam coexistir: o universo da luta e a vivência de uma pessoa LGBTQIA+. A temática é o pano de fundo da narrativa e foi escolhida por um grupo de jovens que encontrou uma oportunidade de aprender mais sobre os desafios desse grupo no Brasil e evoluir como cidadãos. 

Para Pedro Araújo Nascimento Rodrigues, estudante do 3º período de jornalismo do campus Barra, o processo foi desafiador desde a concepção. Além de terem que superar as barreiras do distanciamento social, eles tiveram que vencer os preconceitos construídos socialmente. 

Assista ao vídeo de Pedro Araújo sobre o impacto da podserie na vida pessoal

Bryan Couto, estudante do 3º período de jornalismo do campus Barra, também fez parte do grupo que produziu a podsérie “8 lados”. Para ele, a história vivida pelo personagem principal serviu como reforço de um ideal de equidade de gênero e liberdade sexual. 

“A homofobia tem que acabar. Não pode existir mais esse tipo de preconceito e na podserie a gente consegue ver isso. A evolução do personagem até ele conseguir bater de frente com todo o mundo”

Bryan Couto. 


A história do personagem Daniel extrapola os limites do octógono. A luta enfrentada por ele é vivida em outros contextos sem perder o caráter combativo. Se você perdeu algum episódio dessa história, ouça agora e saiba tudo o que aconteceu com Daniel na podserie “8 lados”. 

Rafaela Barbosa – 8º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s