Curso de Direito da UVA lança livro colaborativo

Pesquisa científica traz reflexões sobre temas variados

Professores e alunos do curso de Direito da Universidade Veiga de Almeida lançam o livro “Direito, Pesquisa e Sociedade” com artigos acadêmicos provenientes da pesquisa desenvolvida no Campus Barra sobre Práticas Sustentáveis, Defesa do Consumidor e Direitos Fundamentais. O livro foi organizado pelo coordenador do curso, Soniárlei Vieira Leite, também responsável pelo evento que deu origem ao livro. Além dos discentes e docentes do campus, outros profissionais do Direito também colaboraram com a publicação.

O projeto começou como uma forma de incentivo à pesquisa acadêmica na área do Direito dentro do campus. Para isso, o coordenador organizou um seminário e um edital para a participação no livro para pesquisadores de dentro e fora da UVA. Todo o processo durou cerca de um ano. Segundo Soniárlei, o fomento à pesquisa é crucial na formação de alunos de Direito. “É muito importante porque nós não formamos apenas o aluno para ser advogado”, diz o coordenador do curso. 

Ouça o áudio de Soniárlei sobre o desenvolvimento da pesquisa acadêmica

A Diretora Acadêmica do Campus Barra, Nara Iwata, também participou do projeto. Ela é a responsável pelo prefácio e sente orgulho ao ver publicações desse tipo nascidas dentro do Campus Barra. 

“O conhecimento é a mais poderosa ferramenta de transformação a serviço de uma sociedade. Um mérito desse livro é que ele não tem como interlocutor apenas o aluno ou professor de Direito, ele trata do Direito aplicado a diversas áreas, trazendo o Direito para o cotidiano do leitor”

Nara Iwata

O professor Francisco de Assis Oliveira faz parte da coletânea em parceria com o Doutorando da UVA Luis Gustavo Barbedo Coelho Montes de Carvalho. Segundo o professor, o Direito exerce um papel fundamental para a convivência humana. “Onde houver sociedade, haverá o Direito. E não há Direito que não se refira a uma sociedade”.

A professora Carla Moura participou do livro com o texto “Guarda Compartilhada: o desafio da Pós-Modernidade no olhar atravessado pelo Direito e pela Psicologia”, em conjunto com a aluna egressa do curso de Direito, Raquel Alonso. Para Carla, a pesquisa é capaz de promover melhorias no âmbito social. “Somente através da pesquisa comprometida será possível compreender as principais implicações da legislação na vida da sociedade, especialmente no caso de temas tão sensíveis como as relações familiares”, diz a professora.

Além disso, a colaboração em projetos como esse pode ter um impacto positivo na vida profissional dos universitários que buscam o reconhecimento. Para Raquel Alonso, o processo até a publicação foi desafiador, mas gratificante. 

“Acredito que a participação em eventos acadêmicos como o Seminário, bem como a publicação de trabalhos científicos fazem diferença na carreira dos profissionais, no meu caso, de Direito, pois é possível mostrar às pessoas que o constante estudo e apreensão de conhecimento qualificam os profissionais de qualquer área”

Raquel Amarante Alonso

O livro “Direito, Pesquisa e Sociedade”  já está disponível pela Livraria e Editora Lumen Juri. Além dos trabalhos citados, o leitor tem acesso a mais de vinte artigos espalhados nas quase quatrocentas páginas com reflexões a respeito do Direito na conjuntura atual. Para Soniárlei a publicação é fruto de uma valorização da pesquisa dentro do campus Barra e gera novos frutos. “A gente percebe que vários desses alunos estão fazendo mestrado e doutorado”. 

Rafaela Barbosa – 8º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s