Ao longo do mês de novembro, evento reuniu espetáculos gratuitos que promovem cultura ao público infantojuvenil
Os espetáculos “O Fabuloso” e “Pé de Cachimbo” encerram, neste final de semana (28 e 29/11), a 3ª Mostra de Artes para Infância e Juventude. Organizado pela Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro, a FETAERJ, o festival acontece às 17h, nas redes sociais da Arena Carioca Abelardo Barbosa Chacrinha.
Com o objetivo de oferecer oficinas e espetáculos gratuitos, com temáticas que despertem o saber cultural, o festival teve a sua primeira edição online. Após um mês de produção e disseminação de cultura para o público jovem, o festival encerra com um saldo positivo.
A programação para o sábado, 28/11, é o espetáculo “O Fabuloso”. A história busca a reflexão acerca das diferenças socioculturais através de histórias. A peça tem direção de Eleusa Mancini, com a participação de Juliano Antunes. A dupla mistura a encenação de fábulas famosas e narração.
Assista a chamada do espetáculo “O Fabuloso”
Já a última apresentação da 3ª Mostra acontece no domingo, dia 29/11. O espetáculo “Pé de Cachimbo” busca, através da dança, interagir com o público e levar, de forma poética e artística, fatos do folclore brasileiro. A realização do projeto fica por conta da Cia Vivá.
Assista a chamada do espetáculo “Pé de Cachimbo”
A 3ª Mostra de Artes para Infância e Juventude
O evento faz parte do projeto de cogestão artística da FETAERJ na Arena Carioca Abelardo Barbosa, o Chacrinha em Cena, e conta com o patrocínio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Cultura. Ocorrendo desde o dia 7 de novembro, aos sábados e domingos, o festival reuniu diversos espetáculos entre apresentações circenses e peças teatrais.
O evento também teve que se reestruturar devido às circunstâncias do distanciamento social. Por isso, segundo Eduarda de Marco, diretora de Comunicação da FETAERJ, o festival adotou a medida de disponibilizar espetáculos pré-gravados. Ela acredita que o momento atual é de priorização da saúde de todos e que reunir um elenco para gravação seria um risco significativo. “O que fizemos foi selecionar vídeos de espetáculos que já tinham acontecido, mas que estavam guardados. Agora, a gente disponibilizou no Youtube e liberamos no Facebook da Arena Chacrinha de acordo com o cronograma”, finaliza.
Pedro José Alves – 7º Período