Combate ao racismo e a luta antirracista
Celebrado no Brasil em 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra, foi escolhido e atribuído a morte de um dos maiores líderes negros do país na luta contra a escravidão: Zumbi dos Palmares.
Desde 2003, a data representa a luta do povo negro contra a desigualdade social, discriminação e principalmente o racismo, além de destacar a importância na construção da sociedade brasileira mais justa. Passado mais de um século após abolição dos regimes escravistas, ainda persiste na sociedade a ideia de superioridade racial e, dessa forma, a discussão passa pela luta contra o racismo e pelo antirracismo.
Seja individual, cultural, estrutural, velado, entre outros, o racismo é caracterizado em atitudes que promovem, direta ou indiretamente, a segregação e o preconceito. Na última década, a luta pela criminalização e erradicação desse tipo de pensamento vem ganhando força, em especial com os movimentos antirracistas, a exemplo do “Black Lives Metter”, ação internacional que realiza manifestações contra a violência aos negros.
No Brasil, em 2010, foi instituído o Estatuto da Igualdade Racial, destinado a garantir à população negra igualdade de direitos e oportunidades.
Nesta edição, o podcast da Rádio UVA Barra propõe uma reflexão sobre o racismo e o antirracismo e recebe a escritora e pós doutora em História Comparada, Helena Theodoro, o advogado especialista em Direito Público, Fabrito Correia, e o estudante de história, Nei Lopes.
Iago Bastos – 6º período Fernando Pieroni – 6º período Iago Eloi – 6º período