Mercado de Podcasts tem alta nos números de usuários durante o período de isolamento social.
Em razão da pandemia do coronavírus, as pessoas passaram a consumir mais as plataformas de áudio em busca de informações aprofundadas e entretenimento.
Segundo dados divulgados pela VOXNEST em junho deste ano, o Brasil lidera o ranking de países onde a produção de podcasts mais cresceu de janeiro para cá. Houve um aumento de 103% no número de produções internas. E com isso o país se firma como segundo que mais se ouve podcasts no mundo inteiro, atrás apenas dos Estados Unidos.
Vinícius Antunes, criador dos podcasts “Minuto de Silêncio” e “Gilmar Baltazar: detetive particular”, também conhecido como Cacofonias, acredita que pela incapacidade das grandes mídias de produzirem conteúdo audiovisual, elas se viram na oportunidade de migrarem para a plataforma de podcasts, “a Globo por exemplo, lançou Gilmar Baltazar: Detetive Particular, que é sua primeira dramaturgia em podcast, justamente durante o período de pandemia, por estar com dificuldade de produzir séries.”
De acordo com um estudo divulgado pela plataforma Deezer, a quarentena também fez com que as pessoas mudassem o horário em que consomem produtos sonoros. Em vez do habitual horário de pico que era das 7h, após o início do isolamento, se alterou para a faixa entre 9h e 10h. Isso indica que as pessoas deixaram de ouvir podcasts no caminho para o trabalho e passaram a ouvir já em home office ou estudando em casa.
Khaio Lopes – 6° período
Victor Hugo Serra – 6° período