Projeto ressalta a importância da sustentabilidade em tempos de pandemia

Núcleo educa sobre questões socioambientais através das redes sociais

O desmatamento da Amazônia teve um aumento de 34% entre agosto de 2019 e a julho de 2020, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inep). Em julho desde ano, mais de 1.500 km² de bioma foram devastados. Os números reforçam o alerta para a discussão de práticas sustentáveis e a exigência por políticas públicas que amenizem a situação. O Núcleo de Pesquisas e Práticas Sustentáveis (NUPPS) é um projeto universitário com a missão de conscientizar as pessoas sobre a importância da sustentabilidade e tem implementado ações na internet durante a pandemia.

Formado por alunos da Universidade Veiga de Almeida (UVA), o NUPPS existe há cerca de 2 anos e é fruto do extinto projeto universitário Consciência Carioca. Durante esse período diversas ações socioambientais foram promovidas, como: limpeza de praias; criação de uma horta na UVA; trabalhos voluntários em escolas públicas, asilos de idosos e abrigos para crianças; e realização de palestras e pesquisas dentro da faculdade. Como explica a coordenadora do NUPPS e professora de Direito da UVA, Carla Cardoso de Moura, a ideia é a divulgação e a execução de boas práticas sustentáveis, trazendo benefícios para o meio ambiente e para a sociedade. 

Carla Moura conta mais sobre o trabalho do NUPPS. Ouça:

Com a pandemia, as ações presenciais tiveram que ser interrompidas e, percebendo o potencial alcance da internet, o projeto decidiu focar em postagens de notícias socioambientais e na realização de lives nas redes sociais durante o isolamento social. “Tentamos converter esse trabalho em algo que também fosse proveitoso para as pessoas, de forma que alcançasse o maior número de visualizações com as informações”, comenta Carla. A primeira live ocorreu na terça-feira (15/09), um bate-papo sobre Direito Ambiental entre a professora Carla e o participante do NUPPS Paulo Marcio Freitas.

Paulo Marcio é aluno de Direito na UVA e integra a equipe desde 2018. Ele acredita que os trabalhos do NUPPS têm ajudado na conscientização das pessoas. “Claro que é um trabalho de formiguinha, de pouco a pouco”, conta. Para Paulo, saber sobre os instrumentos que protegem o Meio Ambiente, como por exemplo o Direito Ambiental, favorece a participação ativa do indivíduo na causa. Durante a live, o grupo explicou acerca de artigos, como A Lei de Crimes Ambientais, e abordou ações do dia a dia que ajudam a preservar o meio ambiente.  

Paulo ressalta a importância de aprender sobre sustentabilidade e a necessidade de mudanças socioambientais no país. Ouça:

Ana Carolina Fernandes – 6º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s