Projeto dos alunos de Arquitetura e Urbanismo simplifica o Código de Obras e Edificações

O objetivo do programa é tornar o regulamento de obras do Rio de Janeiro mais acessível à população

Os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Veiga de Almeida (UVA), campus ​Barra, criaram o projeto “Código de Obras e Edificações Simplificado e Ilustrado”, também conhecido como COES. O programa é focado em tornar o regulamento das obras da cidade do Rio de Janeiro mais acessível para as pessoas dentro e fora do mercado.
O professor da UVA e orientador da atividade, Rogério Cardeman diz que a legislação não é um assunto debatido em sala de aula e, por esta razão, ele decidiu levar a discussão para os alunos. Assim, surgiu a proposta da pesquisa.
O aluno e participante da montagem do produto, Fernando Bauler sempre teve interesse pelos regulamentos. Entretanto, ainda sentia dificuldade em estudar sobre o Código sozinho. Ao fazer uma pesquisa sobre as leis de outras cidades, Fernando viu que já existia um trabalho ilustrado sobre a cidade de São Paulo e se interessou pela ideia. “Resolvi fazer algo semelhante com os Códigos do Rio. Conversei sobre o tema com o Rogério e ele sugeriu a Iniciação Científica. Chamei o André para integrar o grupo e, assim, nos debruçamos sobre a legislação”.
Para o professor Rogério, o projeto é uma ferramenta recomendável para ser utilizado nos estudos, como um auxílio para melhor entendimento das leis. “É muito difícil entender o que se pode construir somente com textos. Com a introdução das ilustrações passamos a ter uma maior entendimento sobre o assunto”. Já André Arão, o terceiro integrante do trabalho, conta que a obra ​pode beneficiar qualquer pessoa, desde um profissional da área, até uma pessoa que tenha interesse pelo o assunto.​ ​“A população em geral que tiver interesse ou precisar fazer alguma reforma, terão uma noção básica através dos desenhos que esclarecem os artigos. Já os profissionais da área podem ganhar tempo na tomada de decisões em algum planejamento, pois a ilustração ajuda na interpretação da lei”, relata o aluno.
Confira um trecho da entrevista:

Aos interessados pelo projeto, o Código de Obras e Edificações Simplificado e Ilustrado está disponível em ​PDF. A equipe ressalta que a obra não é um documento oficial, mas é uma ferramenta de introdução ao conhecimento sobre a legislação urbanística da cidade carioca.

.
Isabella Lutz – Jornalismo / 7º período

Deixe um comentário