Em tempos de quarentena, encontro musical traz mensagens de alegria e esperança
Criado a cerca de um mês por estudantes do curso de fonoaudiologia, da Universidade Veiga de Almeida (UVA), o Coral Virtual reúne os amantes da música. A ideia surgiu de dois amigos que não podiam participar do coral físico e com a quarentena decidiram criar a versão online, e assim participar dos encontros musicais. Alunos que já faziam parte dos ensaios presenciais – existente há três anos – se juntaram à iniciativa.
O projeto é supervisionado pela professora Isabela Poli que ressalta que o novo formato é uma oportunidade de estar com seus alunos e matar a saudade. “Esse coral representa para mim a energia da comunicação e da conexão entre as pessoas. Ele mostra que podemos aproveitar a quarentena para criar, se reinventar e compartilhar esse amor pela voz e pela música”, relata.
Alexandre Panza, um dos idealizadores do projeto virtual, é responsável pela criação do arranjo das divisões vocais junto à base musical. O universitário conta que a ideia é trazer um pouco de alegria para as pessoas. “Sabendo que a época que estamos passando afeta emocionalmente a todos nós, queremos bater na tecla da união. Mesmo distantes, é sempre bom passar uma mensagem de esperança”. Assista o vídeo com o depoimento do Alexandre:
.
A música escolhida para primeira apresentação é “O Sol”, da banda mineira Jota Quest. Cada integrante gravou a sua voz em casa, em seguida, o material gravado passou por uma edição e por fim, foi disponibilizado na internet. Erika Maia, uma das organizadoras, diz que fazer parte desse projeto trouxe muita satisfação para sua vida e a música escolhida ajuda a reverberar esperança. “Senti uma maior conexão com a fonoaudiologia”, fala.
Entre as dificuldades, Érika destaca a edição do vídeo. “Perdemos a oportunidade de treinar vocalizes importantes para aquecer a voz e trabalhar o conjunto. Fazer isso no software é bem complicado, não dá o mesmo resultado”, lamenta.
Responsável pela produção da base musical, Higor Lisan comenta que ainda estava aprendendo sobre produção musical quando recebeu o convite para participar. “Me empenhei em fazer o melhor que eu pude com os poucos recursos que tinha, em um curto período. Mesmo com o isolamento conseguimos tocar a produção, eu criava algo aqui, eles ouviam e opinavam de lá, e no final deu tudo certo. Foi maravilhoso!”.
A advogada Agatha Lima assistiu o coral virtual e admirou o novo modelo. “Eu achei sensacional, canto em outro coral e sei a dificuldade que é. Mesmo cada um nas suas casas, sem poder ter contato físico, a gente encontra uma forma de se relacionar, de passar uma mensagem positiva para o outro de encorajamento, é incrível”.
Apesar do formato online ser temporário, o grupo já pensa em uma nova apresentação, ainda sem data definida, e estuda a possibilidade de fazer uma apresentação completa em breve.
Assista o vídeo com a primeira apresentação do coral virtual:
.
Graziela Andrade – 7º Período |Jornalismo
Show! Muito bom! Estou muito feliz e orgulhosa com o resultado que vcs conseguiram e ainda mais com a participação do meu paçoca preferido Higor Lisan, aliás, hoje é aniversário dele! Parabéns! Parabéns! Parabéns à todos! E q tudo isso passe logo! S2..
CurtirCurtir