Atléticas universitárias promovem ação solidária

Estudantes do Rio de Janeiro se unem para ajudar quem precisa durante a pandemia

As atléticas universitárias vêm ganhando espaço e crescendo a cada dia no ambiente acadêmico. Sempre promovendo integração entre os alunos, as atividades são diversas e atualmente vão além do esporte, práticas sociais são cada dia mais comuns entre os jovens que integram essas organizações.

Um exemplo disso é a campanha “Vamos Virar o jogo” criada pela Atlética Unicarioca. O projeto que une 65 atléticas de diferentes universidades do Rio de Janeiro tem o objetivo de arrecadar R$ 11.000,00, que serão convertidos em cestas básicas, produtos de higiene e limpeza, e serão doados para cinco projetos sociais na cidade, beneficiando diversas famílias que estão sofrendo com a crise causada pelo novo coronavírus. 

Iniciativas como essa reforçam o alerta de que em períodos de crise, como o atual momento, existem pessoas que são afetadas de maneira mais intensa e toda forma de ajuda se torna ainda mais importante. Fernando Pieroni, vice-presidente da Atlética de Comunicação e Artes da UVA Barra comenta que as ações sociais promovidas pelas atléticas atraem o olhar de um público que possivelmente não daria tanta atenção para campanhas de doação. “Acordamos de participar desde que todos fossem contribuir com o que pudessem, ainda mais em tempo de pandemia, no qual todos estamos tendo que evitar gastos. Doar para a campanha nos faz avaliar melhor nossos valores pessoais e torna o ato mais especial”, relata Fernando.

O vice-presidente da atlética UniCarioca, Luiz Henrique Oliveira, conta que a ideia de criar o “vamos virar o jogo” surgiu em março. “O presidente da UniCarioca Diego Santana convidou algumas atléticas para se unirem para ajudar algum projeto social, mas com uma atlética convidando a outra, chegamos a 23 atléticas participantes. E ali decidimos não apadrinhar apenas um único projeto, e sim cinco”, conta.

Os projetos que irão receber as doações são:

  • Mangueira do Futuro
  • Rocinha Resiste
  • Projeto Bom de bola 3F’s
  • Abrigo Presbiteriano
  • Campanha do Projeto Jacaré

Confira o vídeo com o depoimento do presidente da Atlética de Direito da UVA Barra, Paulo Rodrigo Pereira

.

A divulgação é feita pelas redes sociais das atléticas, e de seus integrantes. A campanha já ultrapassou a meta estipulada e atualmente já conta com R$11.212,00. Quem quiser contribuir, ainda dá tempo, é só acessar o site Abacashi.

Graziela Andrade – 7º Período | Jornalismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s