Artistas inovam com trabalhos nas redes sociais

Profissionais montam projetos de entretenimento e sobrevivência no mundo virtual

Devido a quarentena causada pelo novo coronavírus (COVID-19), locais que tendem a ter aglomeração, como teatros e cinemas, estão fechados por tempo indeterminado. Produções cinematográficas estão paradas e aulas de cursos artísticos foram suspensas. Artistas estão se reinventando e passaram a produzir conteúdo dentro de casa para entretenimento ou até mesmo a própria sobrevivência financeira.

A aula on-line foi a solução para quem trabalham em cursos de artes. Apesar da professora de canto e dona da voz das músicas da personagem Pocahontas, Kika Tristão, já estar acostumada a ensinar por chamada de vídeo para pessoas de outras cidades, a artista conta que está sendo um processo de adaptação aos alunos que estavam acostumados com as aulas presenciais. “Logo que iniciou o isolamento, conversei com cada aluno e falei para nos prepararmos para desenvolver a paciência para podermos trabalhar com afinco”, relata.

Professora Kika Tristão pronta para começar a aula de canto – Foto: Arquivo Pessoal

A escritora Raquel Soares decidiu explorar uma nova dinâmica na sua página de textos no instagram (@palavras.salgadas). Raquel começou a gravar vídeos curtos de leituras e, no final, traz seus pensamentos sobre a leitura. “É um convite de interação para que o meu público procure fazer o mesmo nos comentários ao ver o vídeo ou, até mesmo, ter interesse de procurar a obra”. A escritora diz que o projeto é voltado para contos, poesias de outros autores, mas também os textos autorais.

Confira o vídeo com o trabalho de Raquel Soares:

.

Artistas também decidiram iniciar trabalhos em conjunto. O ator Matheus Torrez diz que se uniu com os colegas do curso de teatro e criaram o Quarentenart (@quarentenart_). O grupo tem utilizado a tecnologia para propagar lives sobre temas relacionados ao mundo artístico. “Traçamos o objetivo de passar conteúdos de forma entendível para todos os públicos e assim gerar debates e trocas de opiniões sobre o tema do dia”. Confira o vídeo:

.

Mesmo com o isolamento social e as dificuldades de adaptação para o entretenimento e aprendizado virtual, Kika Tristão afirma que a arte não pode parar e que se tornou mais do que necessária nesse momento. Mas, além de dar continuidade ao trabalho, Raquel Soares lembra que o apoio entre os artistas também é preciso. “É importante essa união, queremos viver apenas do que gostamos. Então esse apoio e divulgação dentro do meio artístico é indispensável, principalmente no momento de crise”, finaliza a escritora.

Isabella Lutz – 7º Período | Jornalismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s