A difícil tarefa de manter uma boa alimentação em tempos de quarentena

Nutricionista destaca a ansiedade como um dos fatores que podem alterar o apetite

O isolamento social devido ao COVID -19 tem causado muitas mudanças na vida da população. E uma das coisas que mais pode sofrer alterações no cotidiano do indivíduo, que agora está em home office, é a alimentação. A ansiedade, o estresse e as incertezas da permanência no trabalho são alguns dos fatores que podem contribuir para um desarranjo alimentar durante esse período.

A professora de Nutrição Cinara Oliveira explica que o comportamento alimentar também é reflexo da saúde mental e que a relação entre o estado emocional e as escolhas alimentares, em momentos de ansiedade, podem contribuir com o aumento ou a diminuição da vontade de comer. “Em tempos de quarentena, o grande desafio é o manejo do estresse. A maioria das pessoas identifica mudanças no padrão de escolhas alimentares em situações de estresse, uns comem mais e outros menos nessas condições”.

Com a chegada da quarentena, a estudante de jornalismo Kaliane Trindade viu sua rotina alimentar virar ao avesso. Trabalhando e estudando em home office por conta do isolamento social, a universitária conta que poder sair de casa, praticar atividades físicas e ter os horários certos para comer – indicados pela nutricionista – são hábitos que ajudam a manter uma alimentação equilibrada, além de ser uma válvula de escape contra a ansiedade. “Agora preciso trabalhar e estudar de casa, e no início não lembrava de comer e só comia besteira porque eu não me planejava muito bem. Com o desenrolar da quarentena, minha ansiedade voltou e acabo descontando tudo na comida”, relata.

Kaliane Trindade enfrenta dificuldades para manter a uma alimentação saudável durante a quarentena – Foto: Arquivo Pessoal

A Social Media Juliana Neves comenta que sempre se alimentou bem e que apesar da quarentena, em casa consegue se alimentar até melhor, mas é a noite que ela encontra o desafio. “Antes eu chegava em casa tão cansada que só comia o que tinha e dormia. Agora, eu consigo pensar no que comer e a noite é quando tenho mais vontade. A minha mente é o que mais está sendo afetada nesse momento”, destaca.

Sem excessos, com pouca ingestão de açúcar e alimentos processados, a fisioterapeuta Nilceia Figueiredo acordava cedo antes do isolamento social e mantinha uma dieta alimentar balanceada, mas percebeu uma alteração no apetite durante essa nova realidade. “Agora que acordo mais tarde, tomo só o café da manhã e diminui a quantidade de comida no almoço, tive que recorrer ao leite em pó – muitas vezes com farinha – antes de dormir porque percebi que acordei várias noites com fome”. A fisioterapeuta destaca que estar em casa com o marido e as duas filhas trouxe uma maior frequência de sobremesas nas refeições, o que era mais normal nos finais de semana. “As coisas gostosas, que não são muito saudáveis, são divididas pelos quatro para evitar que um coma mais que o outro, uma espécie de acordo para ninguém ficar sem ‘rumo’ (risos), complementa.

A fisioterapeuta Nilceia Figueiredo mantém um café da manhã saudável – Foto: Arquivo Pessoal

Para evitar problemas causados pela má alimentação na quarentena, Cinara ressalta que é necessário um planejamento com as compras, organizar as preparações e aproveitar integralmente os alimentos, a fim de evitar desperdícios. “Sugiro dar atenção a alimentos com cores diversas para evitar a monotonia alimentar e ter uma variedade maior de nutrientes, o que vai favorecer a manutenção da saúde e prevenção de doenças”.

Ouça mais dicas da nutricionista no áudio a seguir:

Graziela Andrade – 7º Período | Jornalismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s