UVA Barra da boas-vindas a docentes com experiência Maker

Reunião promoveu interação entre coordenadores e professores de diversas áreas acadêmicas

A tradicional reunião de início de semestre ganhou um novo formato no campus Barra da Universidade Veiga de Almeida (UVA). Na última quinta-feira (13), a Diretora Acadêmica Nara Iwata, além do encontro semestral entre os docentes, promoveu um café da manhã colaborativo com diversas oficinas, seguindo a linha do Projeto Maker 2020 estabelecido pela instituição – no qual determina que todo curso terá no primeiro período uma disciplina “mão na massa”, ou seja, um conhecimento específico que sairá da teoria e passará para a prática. Entre as diversas atividades oferecidas ao longo do dia, oficinas de bordados, Ikebana e uma aula prática de como fazer um pão de malte.

Com objetivo de aproximar os professores, Nara Iwata enfatiza que as novas práticas didáticas estão sendo repensadas, a fim de promover uma sala de aula mais dinâmica. “Todo professor tem um conhecimento para trocar e muitos deles não se conhecem. Então, a ideia foi fazer com que eles tivessem uma experiência maker, ou seja, promover algo que eles pudessem compartilhar enquanto colocam a ‘mão na massa’ e quem sabe assim possam surgir novas parcerias entre os cursos”, relata.

Oficina de Ikebana ministrada por Elizabete Rosa – Foto: Graziela Andrade

Entre as oficinas mais procuradas, a aula de pão de malte organizada pela coordenadora do curso de Design Taisa carvalho fez sucesso entre os docentes. Para professora, poder compartilhar um hobby pessoal com colegas de profissão é uma experiência bem diferente da rotina de sala de aula. “Assim podemos confraternizar e conhecer um pouco mais do que o outro faz fora do ambiente de trabalho”, comenta. Confira no vídeo:

.

A professora do curso de Nutrição Cinara Oliveira, participou de duas oficinas, e conta que o novo formato de reunião é agregador. “Isso possibilita a troca colaborativa entre os professores de diferentes áreas do saber”, diz. Já para professora de Design de Moda Ana Paula Feijó, o encontro possibilitou uma troca de energias fundamental para iniciar o semestre de forma positiva. “Cada um trouxe um pouco daquilo que gosta para oferecer ao outro. Quando você está em uma reunião que tem alguém a frente falando, você fica intimidada e dessa maneira descontraída ficamos abertos para conhecer novas pessoas e conhecimentos”, conclui.

Graziela Andrade – 8º Período | Jornalismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s