Semana Jurídica do campus Barra reforça a importância da sustentabilidade

Diferentes atividades mostram a interdisciplinaridade no ambiente acadêmico e profissional

A Universidade Veiga de Almeida campus Barra teve uma semana de atividades para os alunos do curso de Direito. Entre os dias 4 a 8 de novembro, aconteceram palestras, debates, oficinas, júri simulados e cinema jurídico, tanto na parte da manhã quanto na parte da noite, que marcaram a XIII Semana Jurídica na unidade. A novidade desta edição foi a junção do primeiro seminário de iniciação científica ao evento.

A ideia central da semana é ser uma extensão da sala de aula com o foco na interdisciplinaridade. Portanto, foram discutidos assuntos como: as fakes news, a preservação dos recursos naturais, os ecossistemas e a contribuição da psicologia na Vara de Família. Soniárlei Vieira Leite, coordenador do curso de Direito no campus, defende a abordagem dos diversos saberes no evento. “A gente observa que cada vez mais o profissional de Direito é aquele que sabe articular sobre várias áreas e montar equipes interdisciplinares”, expressa o coordenador.

A Semana Jurídica refletiu sobre a preservação da natureza e a sustentabilidade. A professora de Direito Ambiental, Carla Cardoso de Moura, é coordenadora do Núcleo de Pesquisas Sustentáveis do campus e foi quem palestrou sobre os impactos sociais e econômicos do desperdício da água. “É uma questão mundial muito séria e é preciso que os alunos reconheçam que leis existem e que podem nos ajudar a resolver determinados problemas ambientais”, conta a professora sobre a relevância deste tema dentro para os futuros advogados.

Professora Carla Moura durante palestra sobre a água e os impactos do seu desperdício – Foto: Ana Carolina Fernandes

O evento também recebeu o primeiro seminário de iniciação científica exclusivo para os universitários do curso de Direito nos dias 5 e 6 da Semana Jurídica. A oportunidade de apresentar um projeto ainda graduando inspirou Gabriela Torres e Victoria de Oliveira a falar sobre a Amazônia e os impactos socioambientais e econômicos causados pelo desmatamento e pelas queimadas. Ambas são do segundo período e junto de outros colegas de sala, foram orientados pela professora Carla. “Esse seminário enriqueceu nosso currículo, nos exercitou a fazer outros trabalhos e pesquisas”, comenta Gabriela.

Ana Carolina Fernandes – 4º Período | Jornalismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s