Recreio Shopping recebe o evento Outubro Tons de Rosa

Campanha apoia mulheres com câncer de mama e conscientiza a importância do autoexame

O câncer de mama é a doença mais comum entre as mulheres, mas quando descoberto de forma precoce, têm grandes chances de cura. Em prol de ajudar a causa, o Recreio Shopping recebeu, no último sábado (19), a campanha Outubro em Tons de Rosa, promovida pela clínica CON – Oncologia, Hematologia e Centro de Infusão. O evento trouxe oficinas diversificadas, espaço para tirar dúvidas sobre o autoexame e avaliação da pressão arterial gratuita. Houve espaço também para solidariedade, com a doação de acessórios para cabeça e mensagens de apoio.

A programação foi pensada com o objetivo de alertar o público da importância do conhecimento do próprio corpo. A Coordenadora Geral de Marketing da CON, Elaine Heiden, explica que Outubro em Tons de Rosa além de ser uma prevenção contra o câncer é baseado em sororidade com aquelas que estão sofrendo da doença. “Essa ação tem como meta fazer as mulheres entenderem o amor próprio e a união. Esse apoio pode salvar a vida delas”, relata. Elaine também conta que as oficinas fazem parte da campanha para incentivá-las a terem maior autoestima e, assim, criar interesse em cuidar da saúde.

Mulheres que participaram da ação – Foto: Isabella Lutz

A primeira etapa para um cuidado é fazer o autoexame. Nessa ação já é possível verificar nódulos no seio e buscar a ajuda de um médico. A fisioterapeuta, Samyra Figueira, diz o quanto é importante que as mulheres tenham ciência sobre como proceder a análise. “Apesar de ter exames médicos anuais, nós não ficamos isentos à doença. É importante que o autoexame seja mensalmente para que a pessoa tenha ciência da patologia de forma precoce”, diz. Ela explica ainda que o ideal é que a autoanálise seja feita 15 dias depois da menstruação.

Roda de conversa sobre o autoexame – Foto: Isabella Lutz

O Outubro em Tons Rosa despertou interesse nas pessoas sobre como cuidar do corpo. A professora, Tânia Macau, afirma que gostou da experiência e que deveria ter eventos como este quase todo mês. Já Marlucia Bezerra, vítima da doença, revela que acha importante eventos que ensinam como devemos estar atenta com o próprio corpo. “Esse tipo de acontecimento abre muito a mente das mulheres. Acaba esclarecendo dúvidas e ensina como lidar com a situação”.

O evento encerrou com uma oficina sobre bem-estar com vivências e mensagens escritas de apoio às vítimas com câncer. Quem tiver interesse em ajudar, durante o mês de outubro ainda terão pontos de doação de chapéus, lenços e bandanas, espalhados pelo shopping, que serão entregues para mulheres em tratamento da doença.

Isabella Lutz – Jornalismo | 6º Período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s