Primavera Literária 2019 dedica homenagem a Amazônia

Evento Literário chega a 19º edição com o lema Equidade, Sustentabilidade e Bibliodiversidade

A tradicional feira de autores e editoras independentes do país aconteceu durante os dias 3 a 6 de outubro, no Museu da República. Com o tema “Belém-Pará/Amazônia”, a programação foi marcada pela pluralidade de atividades culturais, educativa e infantil. A Rua do Desenho é a novidade desta edição, uma oficina de ilustração no meio do jardim do museu e um espaço onde o público infantil usou sua criatividade.

Feira de Livros – Foto: Anna Clara Motta

A Feira de Livros contou com 70 editoras de pequeno e médio porte, dando oportunidade às que não entram no mercado livreiro, com muitos livros infantis e técnicos. A Curadora da Programação da Primavera Literária Rio 2019, Renata Costa, explicou a importância de falar da literatura contemporânea amazônica e debater o que está acontecendo no momento atual, saindo do estereótipo das lendas e dos índios. “Estamos tendo reverberação e publicidade sobre a Amazônia globalmente, então, nós entendemos que é fundamental trazer à tona, principalmente em uma festa literária. Precisamos muito discutir sobre isso.”

Exposição em homenagem a Amazônia – Foto: Anna Clara Motta

As atividades para todos os públicos alvos possibilitou a presença de crianças e adultos. A visitante Maria das Graças Moreira, comentou como o tema escolhido ajuda na educação. “O Brasil está muito carente de educação, é uma forma de trazer o público, uma oportunidade de conhecer a literatura, porque é pela leitura e pela educação que nós vamos mudar o nosso país.”, afirmou.

Atividade na Tenda Cumurim – Foto: Mariana Kolomitzeff

Luzia de Seta, que já esteve no evento em outras edições, definiu a Primavera Literária como uma oportunidade de conhecer mais livros e a literatura. Um evento que ajuda o país, acabando com a violência e aumentando a admiração pela leitura.

Confira o depoimento exclusivo da curadora Renata Costa:

.

Anna Clara Motta – 1° Período | Jornalismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s