A arte de criar um roteiro de humor

Roteirista do programa “To de Graça”, do Multishow palestra na UVA Barra

Uma imersão no universo do humor. Júnior Figueiredo, roteirista do Multishow, realizou na terça-feira (3/9), uma palestra para estudantes de jornalismo e publicidade, do campus Barra, sobre a profissão, o mercado e como escrever um roteiro. Por meio da análise das Sitcoms, as comédias de situação, os universitários puderam adquirir conhecimentos práticos para transformar pequenas ideias em grandes narrativas.

Pegar vários acontecimentos da vida cotidiana e sistematiza-los dentro de uma estrutura. Essa foi a definição dada pelo palestrante sobre o que é um roteiro. Ao longo de duas horas as turmas de Laboratório de Redação tiveram dicas sobre a escrita além da ideia e a importância de entender o público o qual se deseja atingir. “É olhar o rico com olhar de pobre e olhar o pobre com olhar afastado também”, compara.

“Na piada, uma vírgula faz toda a diferença”

– Júnior Figueiredo

A habilidade de fazer rir vai além da piada. As técnicas da escrita humorística do programa “To de Graça” foram reveladas aos estudantes que se preparam para escrever o primeiro roteiro. “Eu to pensando seriamente em seguir essa carreira de roteirista”, declarou a estudante de jornalismo Raquel Fruttuoso.

“Eu me sinto no lugar deles, quando eu comecei há muito tempo atrás e nem imaginava que hoje eu poderia estar numa emissora de nível nacional, fazendo o que eu amo”

– Júnior Figueiredo

Para Wellen Cristina, aluna de publicidade, a proposta do evento foi interessante e que o curso poderia promover mais palestras sobre o tema. “Caso queiram trazer novamente para abrilhantar outras mentes, de outras turmas, acho que vai ser superinteressante”, disse. Responsável pela disciplina, o professor Anderson Barreto, acredita que esta é uma oportunidade que os alunos possuem de conhecer gente de mercado e entender o que é necessário para estar dentro dele. “Essas pessoas trazem dicas que estão além da sala de aula e acabam abrindo um caminho para a inserção dos futuros comunicadores no mercado de trabalho”, conclui.

Luma Keily – 2º Período | Jornalismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s